terça-feira, maio 06, 2008

Dia da Matemática

"A matemática é o alfabeto com que Deus escreveu o universo." (Galileu Galilei)


Que tão mal falada ciência é está que domina o mundo embora poucos gostem e mostra tantas maravilhas? A Matemática, sem dúvida, é uma das mais "odiadas" disciplinas escolares.
Mas muito além disso é a ciência que melhor permite analisar o trabalho da mente e desenvolver um raciocínio aplicável ao estudo de qualquer outro assunto ou temática.

Segundo Wikkipédia, a Matemática (em grego: μαθηματικός (mathematikós) que significa "apreciador do conhecimento") é frequentemente definida como o estudo de padrões de quantidade, estrutura, mudanças e espaço. Mas informalmente, alguns a denominam como o "estudo de figuras e números". Na visão moderna, é a investigação de estruturas abstratas definidas axiomaticamente, usando a lógica e a notação matemática. Do ponto de vista realista, ela é a investigação dos objetos ou conceitos que existem independentemente do nosso raciocínio sobre elas. Devido a sua aplicabilidade variada a todas as ciências, a matemática pode ser considerada "a língua da ciência" e "a língua do universo".

Para mim Matemática é arte, é aventura, é diversão, é descoberta. É lógica e abstrata, simples e complexa, é a ciência que foi criada a fim de contar e resolver problemas com uma razão de
existirem, ou ainda criar enigmas que podem perdurar anos...

Matemática é dia-a-dia. Mas infelizmente os professores teimam eu usá-la como peça de barganha, ameaçando seus alunos com a célebre frase: "Matemática é difícil!!" . Matemática não é dificil. A dificuldade está na sua necessidade de usar o raciocínio, de desenvolvê-lo. Estamos tão preparados para reproduzir, que quando precisamos "raciocinar" esquecemos como é.

Matemática não é isolada, matemática é conjunto: Português + Ciencias + História + Geografia... e desafio alguém citar uma área que a matemática não está inserida!!!!!


ps: O dia da Matemática foi escolhido nessa data para comemorar o centenário de nascimento ocorrido no ano de 1995 de Júlio César de Mello e Souza, o Malba Tahan, pela sua obra devendo ser encarada como clássica por sua contínua atualidade. Em sua obra, sólida e visionária, é sempre possível encontrar respostas, indagações ou reflexões sobre problemas atuais do ensino brasileiro, em especial do ensino da Matemática, assim Câmara Municipal da cidade de São Paulo e a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro criaram o Dia da Matemática a ser comemorado todo dia 6 de maio através de eventos, trabalhos, feiras, teatro, leituras, exposições escolares e outras atividades.

2 comentários:

.raven. disse...

Verdade!!! Tudo tem matemática porque smos "lógicos" para nos expressarmos... O problema é que a educação escolar foi violada a ponto de tudo se tornar desinteressante e a matemática por permear tudo, acho que foi a que mais sofreu!!! Como disse a profª a Matemática é a ciência de se chegar a conclusões, por isso tudo contém matemática... Bjin

.Kel. disse...

Nossa linda oceanografia como tem matemática não é má??? hehe bjusss

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...