Cinema e leitura

Moça com brinco de pérola  (Girl with a Pearl Earring - 2003)   - 17/10/2010

Há um bom tempo olhava este filme na locadora de DVD mas nunca peguei. Hoje zapeando achei em um canal o filme iniciando, assisti e não me arrependi. Aqui em Portugal o filme é "Rapariga com brinco de pérola".

Direção: Peter Webber
Elenco: Scarlett Johansson, Colin Firth, Tom Wilkinson
Sinopse: Em 1665, na cidade de Delft, na Holanda, moça de 17 anos passa a trabalhar como empregada doméstica para sustentar a família. O seu patrão é o pintor Johannes Vermeer, que a transforma em sua modelo.


    Moça com Brinco de Pérola é uma das mais famosas pinturas na história. Considerada a Mona Lisa holandesa, pouco se sabe sobre sua real inspiração. Isso porque a vida de seu criador, o holandês Johannes (ou Jan) Vermeer, é envolta em mistério. 
 
     Sabe-se pouco da história de Vermeer: nasceu em 1632, em Delft, na Holanda, casou-se aos 20 anos com Catarina, uma jovem rica, e morreu aos 43 anos, em 1675. Das obras que realizou, 35 são conhecidas e calcula-se que cerca de 20 estejam perdidas.

      E
ssa névoa biográfica foi suficiente para que a escritora Tracy Chevalier escrevesse o romance "Moça com Brinco de Pérola" (Bertrand Brasil, 2002), uma fantasia sobre o que levou Vermeer a realizar sua obra-prima, que se estima ter sido criada por volta de 1665. 

 

      A produção cinematográfica, uma adaptação fiel à publicação, apresenta um Vermeer (Colin Firth, de "Shakespeare Apaixonado") angustiado pelas pressões da sogra, a comerciante de suas obras. Naquela época, pintar era um trabalho artesanal realizado por encomenda.

       A realidade talvez tenha sido bem mais melancólica que a projetada no cinema. Sabe-se que Vermeer morreu pobre e que a viúva Catarina doou quadros ao conselho municipal em troca de uma magra pensão. Pior: depois de sua morte, em 1675, o pintor foi esquecido e só renasceu para História em 1866, quando seus quadros voltaram a ser admirados pelo brilhante uso da luz e pelas composições inteligentes e cores transparentes.
(Fonte: Globo Online - 04/06/2004)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...