terça-feira, maio 06, 2008

Dia da Matemática

"A matemática é o alfabeto com que Deus escreveu o universo." (Galileu Galilei)


Que tão mal falada ciência é está que domina o mundo embora poucos gostem e mostra tantas maravilhas? A Matemática, sem dúvida, é uma das mais "odiadas" disciplinas escolares.
Mas muito além disso é a ciência que melhor permite analisar o trabalho da mente e desenvolver um raciocínio aplicável ao estudo de qualquer outro assunto ou temática.

Segundo Wikkipédia, a Matemática (em grego: μαθηματικός (mathematikós) que significa "apreciador do conhecimento") é frequentemente definida como o estudo de padrões de quantidade, estrutura, mudanças e espaço. Mas informalmente, alguns a denominam como o "estudo de figuras e números". Na visão moderna, é a investigação de estruturas abstratas definidas axiomaticamente, usando a lógica e a notação matemática. Do ponto de vista realista, ela é a investigação dos objetos ou conceitos que existem independentemente do nosso raciocínio sobre elas. Devido a sua aplicabilidade variada a todas as ciências, a matemática pode ser considerada "a língua da ciência" e "a língua do universo".

Para mim Matemática é arte, é aventura, é diversão, é descoberta. É lógica e abstrata, simples e complexa, é a ciência que foi criada a fim de contar e resolver problemas com uma razão de
existirem, ou ainda criar enigmas que podem perdurar anos...

Matemática é dia-a-dia. Mas infelizmente os professores teimam eu usá-la como peça de barganha, ameaçando seus alunos com a célebre frase: "Matemática é difícil!!" . Matemática não é dificil. A dificuldade está na sua necessidade de usar o raciocínio, de desenvolvê-lo. Estamos tão preparados para reproduzir, que quando precisamos "raciocinar" esquecemos como é.

Matemática não é isolada, matemática é conjunto: Português + Ciencias + História + Geografia... e desafio alguém citar uma área que a matemática não está inserida!!!!!


ps: O dia da Matemática foi escolhido nessa data para comemorar o centenário de nascimento ocorrido no ano de 1995 de Júlio César de Mello e Souza, o Malba Tahan, pela sua obra devendo ser encarada como clássica por sua contínua atualidade. Em sua obra, sólida e visionária, é sempre possível encontrar respostas, indagações ou reflexões sobre problemas atuais do ensino brasileiro, em especial do ensino da Matemática, assim Câmara Municipal da cidade de São Paulo e a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro criaram o Dia da Matemática a ser comemorado todo dia 6 de maio através de eventos, trabalhos, feiras, teatro, leituras, exposições escolares e outras atividades.

3 comentários:

.raven. disse...

Verdade!!! Tudo tem matemática porque smos "lógicos" para nos expressarmos... O problema é que a educação escolar foi violada a ponto de tudo se tornar desinteressante e a matemática por permear tudo, acho que foi a que mais sofreu!!! Como disse a profª a Matemática é a ciência de se chegar a conclusões, por isso tudo contém matemática... Bjin

.Kel. disse...

Nossa linda oceanografia como tem matemática não é má??? hehe bjusss

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...