terça-feira, julho 10, 2012

Você sabe dizer não?

Tem dias que algumas coisas ficam martelando na minha cabeça, principalmente depois de ouvir algum comentário, ser alvo de alguma pergunta ou ler alguma coisa por ai.

 Já parou para pensar se você sabe dizer não?

Acho que hoje eu já aprendi a dizer alguns nãos. O que me incomoda hoje não é o fato de dizer não, mas a cara-de-pau de algumass pessoas que perguntam coisas e colocam os outros em saia justa dificultando que digam não.

É difícil certas vezes dizer não para alguém que não temos intimidade, quer seja em uma casa dividida, no local de trabalho ou para um ser ou outro do nosso círculo de amizades que só é amigo de amigos.

Como dizer que não se pedem para emprestar algo? Ou trocar algo? É colocar o outro em saia justa total! E muitas vezes quem tem coragem de dizer com todas as letras o NÃO acaba sendo mal interpretado, passa por egoísta ou o escambau, mas quem pediu para fazer o que deixa o outro em saia justa nunca se acha inconveniente!

Imagina a cena 1: estar no quarto do hotel, com vista para o mar e os conhecidos que foram viajar contigo pedirem para trocar porque não tiveram lua-de-mel e queriam aproveitar a viagem e fingir que era agora. Com que cara tu diz que não queres ir para o quartinho com vista para os fundos que eles tem? Que tu reservasses com antecedência para ter aquele lugar? Querem lua-de-mel que fiquem na cama não precisa olhar pela janela!

Imagina a cena 2: tu sabes que teus amigos ganham uma puta grana, mas não querem gastar meia dúzia de reais comprando o equipamento necessário para o acampamento, querem tudo emprestado. Com que cara tu vais dizer que realmente tu preferes não emprestar tuas coisas?! As pessoas não entendem que tens apreço pelo que gastasses teu dinheiro, que escolhestse com carinho e que eles sabem o quanto custa e não querem pagar.

Imagina a cena 3: tu comprou aquele livro, espetácular, que querias há muito tempo. Fulano chega na tua casa e pede o livro, antes de tu leres, tu emprestas cheia de dó. Ele esquece para sempre, nem sabe onde colocou ou quando devolve está todo estrupiado. Que dó...

Imagina a cena 4: todo mundo foi para a casa de praia, a regra é clara, quem vai chegando primeiro tem prioridade nos quartos. O fulano e a fulana que chegaram depois de todo mundo, como são namorados há mais tempo que todos acham que tem direito de ficar com a suíte, que foi a primeira a ser ocupada pelo primeiro casal que chegou. Colocam em saia justa quem está lá alegando que são o casal mais velho das férias e que os outros só estão juntos a meia duzia de dias. Hierarquia é posto nos forças armadas, não entre amigos, mas como dizes que não trocas para eles?

Imagina a cena 5: te fud&$$& muito mas comprasses a máquina fotográfica que querias. O amigo que torra tudo que recebe pediu emprestado para a viagem que vai fazer no final-de-semana. Poxa, ela está  novinha, sem arranhões, sem nada... tu emprestas. Ela volta 20 dias depois, pois ele esquece de te entregar antes, meio arranhadinhaa e ele não sabe onde colocou a capinha (perdeu!), e tu diz com a cara mais triste do mundo: ok... não tem problema...

Imagina a cena 6: compraste um vestido e usaste uma vez, nem precisou lavar ainda, tua amiga pede emprestado, tu meio que diz que não, ela dá uma chorada e tu emprestas. Depois tu vê as fotos dela com teu vestido em difertentes ocasiões, em baladas diferentes, e tu usaste ele UMA vez! Volta cheiroso, lavado... e tu nem tinha precisado lavá-lo ainda...

Imagina as cenas diversas Já pensou se tu tivesses acabado de alugar um apartamento, arrumado e mudado e teu amigo pedisse para trocar contigo? Surreal né?! Ou se tua mãe tivesse uma suíte em casa e  ela está solteira, e tua irmã arrumou um namorado e quer agora trocar para a suíte? Ou se a máquina de lavar louça quebrou e pedes para a vizinha lavar louça na casa dela? Ou se fulano está economizando para a viagem de férias e vem pedir emprestado a mala mais cara que tu tens pois ele está em economia? Ou se teu irmão bateu o carro por dirigir em alta velocidade e vem pedir o teu para ele não ficar sem?


Dica: nunca coloque alguém em situações que a deixem constrangida de dizer não! Muita gente é idiota o suficiente para dizer sim sempre mesmo não querendo, não abuse da boa vontade dos outros.


 




Um comentário:

Chisca disse...

Começo a saber :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...