terça-feira, dezembro 30, 2008

O que leio...

Recebi da Tati um meme literário, vamos lá...

1. Livro/Autor(a) que marcou sua infância:
Bom.. vou separar infância até os 13, considerado a pré-adolescência junto. Com 7 anos ganhei a Biblia da criança da minha professora da 2º série e acho que deve ter sido o primeiro livro que li (já li a bília então hahahah). Depois tiveram outros livrinhos que queria ter lido todos, os da coleção Vagalume, lembro que a cada livro lido era marcado na contra-capa de todos os que eu tinha para dizer: " Esses eu li!!". Em especial eu sempre queria ler os do Marcos Rey.

Depois surgiu uma outra coleção, "mais adulta", que lá pela 7º eu lia, e tinha um livrinho "A droga da obediência" de Pedro Bandeira, lembro que nesse tinha "Os Karas" um grupo de amigos que eram os personagens das aventuras.. bons tempos...

2. Livro/Autor(a) que marcou sua adolescência:
Na adolescência eu lia muita coisa ligada a educação, fiz magistério nessa época e li muito, além dos clássicos livros da literatura brasileira, mas um que lembro de ter sido sacrificante foi "Os Ratos" de Dyonélio Machado. Não conseguia acabar de ler.. e tinha "avaliação" no colégio... anos depois li sem sacrifício.

3. Autor(a) que mais admira:
Nunca dei bola para autores, gosto é dos livros em si... tem pessoas que elogiam livros só por serem de um determinado autor e na real os livros são uma bosta. Gosto me especial de Luiz Fernando Veríssimo e Clarice Lispector.

4. Autor(a) contemporâneo: Respondi no anterior...


5. Leu e não gostou:
Vou pegar pesado: o livro da Dani Surfistinha.. confesso que li.. aiiii que os autores de verdade me perdoem!!! Todos aqueles do tipo que a Zibia Gasparetto escreve já tentei ler por muitas pessoas acharem "maravilhosos" mas não fazem a minha cabeça. Alguns livros de auto-ajuda também já tentei ler mas consigo acabar nenhum.. nao gosto deste tipo de literatura.

6. Lê e relê: Um livro que cada vez que leio tenho uma visão diferenciada é O pequeno príncipe, de Antoine se Saint-Exupéry, acho espetácular este livro e já fiz minha sobrinha assistir o filme comigo. Se eu tiver que reler minha literatura babaca de cabeceira leio novamente todos os Harry Potter, apesar de serem livros bobos, acho muito legal a maneira que a mulher escreve e me diverte. Os livros do julio Verne também nã canso de ler...

7. Manias:
Meus livros são meus tesouros... se alguém tiver que marcar e riscar sou eu mais ninguém... Não me importo que seja manuseado, tive uma professora de literatura que sempre dizia que sabemos o quanto um livro foi lido se ao abrirmos suas páginas e o colocarmos sobre a mesa e ele permanecer aberto é que ele realmente já foi manuseado.

8. Quero ler em 2009: Quero ler tanta coisa... 2008 foi improdutivo na leitura, tirando a específica "científica".. não sei enumerar agora.. nunca lembro os livros que quero ler.. o que é uma lástima.

Repassando para Tita, , Mari, Magda e Léli. (eram só 4 mas se una não responder hehehe)

2 comentários:

Mari disse...

Desafio respondido lá no blog! Beijos! O novo layout ficou muito legal! Quero aprender a fazer isso um dia.

.raven. disse...

Tbm gostei do layout novo!!! Ahm.... To desanimada pra escrever agora, mas respondo logo que puder....afinal, vai ser complicadinho lembrar de tantos livros...hahahaha...Todas nós somos "viciadas" em ler livros e têm uns q se perdem na memória...Claro que os marcantes ficam e, com certeza, Ó Pequeno Príncipe participará de todas as listas... Afinal, "tu és responsável pelo que cativas"... E: "Foi o tempo que dedicastes à tua rosa que fez tua rosa tão importante" - Antoine Sant-Exupery

Acho importante fazer lista de livros que marcaram nossas vidas como um "compêndio" de um manual pra vida...E os clássicos, serão sempre clássicos e sempre formarão mais pessoas...

No mais, que 2009 seja repleto de coisas boas pra todas nós!

Saudade de vc!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...