quinta-feira, novembro 24, 2011

Mídias sociais

Tem dias que estou de saco cheio de orkut, facebook, twitter, google+, flick, plic ploc e pluc. Acho um saco quando muda tudo: facebook com cara de twitter, cheio de atualizações; orkut só na chinelagem; multiply eu deletei. Várias listas de email, cheias de bobabens e mails recorrentes. Anúncios de joguinhos e porcarias gerais. Dezenas de vezes a mesma mensagem sendo compartilhada. Msn bombando de besteira, até no skype me acham!

Futilidades diárias, crises de carência, vontade de aparecer, ou tudo junto em um único dia pode resultar em um mural repleto de porcaria que ainda inferniza os outros. Tem dias que não tenho saco mesmo! Prefiro meu cantinho de blog ou andar offline por ai.  Esta semana o facebook mudou novamente e ficou um caos! Como tem gente chata e desocupada neste mundo! (tem dias que sou chata, mas desocupada nunca!).

O número de dias que penso que essas redes todas só me fazem perder tempo estão ultrapassando o número de dias nos quais eu gosto delas. Me sinto cada vez mais conservadora em relação a internet. Tenho saudade dos bons tempos de mIRC e ICQ, onde poucos e bons eram os contatos; dos primeiros tempos de orkut, sem mensagens espalhadas como spam nos scraps; ou quando o Brasil ainda não havia mergulhado de cabeça no face. Vai dizer que os brasileiros não bagunçaram tudo?! 

A popularização da internet pode trazer benefícios, mas trás também muitos malefícios. Que adolescente hoje pega um livro para fazer uma simples pesquisa? Os livros do vestibular... ahhh agora é o tal ENEM, os resumos de literatura devem estar todos a disposição em um simples click. Usar um dicionário? Para que se o google diz o que é. Tem gente que nem deve saber que as palavras estão em ordem alfabética... 

Até o simples prazer de ir até a locadora e ficar um bom tempo percorrendo as estantes entre capinhas de filme acabou graças aos torrents, e nem vale dizer que não baixa nada, todo mundo baixa alguma coisa afinal é mais barato. O que resulta isso? Computadores com gigas e gigas de conteúdo nunca dantes apreciado, como não tem que devolver o filme um dia eu assisto... ou talvez nunca...

Gosto de ler um bom livro, ultimamente em casa me prendo no note e esqueço que aprecio a leitura. Só tenho lido no tempo de bicicleta na academia, 20 minutos por dia... Madame Bonvary ainda vai longe, não acabo este livro tão cedo...  Tenho umas bobagens para bordar que também não faço... o vício internético me consome, mas já estou trabalhando para resolver isso.

Juntando todos esses meus devaneios diários há algum tempo já disse para o meu mor que na nossa casa, quando eu voltar de vez para casinha, será intitulado o dia sem tecnologia. Sem nada: tv, som, computador ou tudo mais. Vai ser o dia de jogar conversa fora, jogar qualquer bobagem, dar um passeio à noite, apreciar um vinho, ficar rolando na cama ou no sofá com quem eu amo ou simplesmente dormir cedo. O dia sem tecnologia só não vai poder ser na quarta ou no domingo por causa do futebol, perco o meu amor se fizer isso!


2 comentários:

Unknown disse...

Pois é Raquel, é e não é!!! Acho que as mídias sociais vieram para ajudar em muitas coisas...quando eu poder ver essa tua bela opinião se não tivesse acessado o facebook,clicado no link e lido aqui no teu blog?!
Mas certamente as pessoas sem senso critico (ou seja, a maioria) deixam de viver para disputar a atenção dos amigos aqui na "vida virtua", quando na verdade as únicas coisas que são interessantes são as que vivemos e não as que postamos!!! Deu pra entender? Vou tentar exemplificar melhor...
Já viu na TV ou foi em algum show recentemente? Basta ver a quantidade de cameras digitais ligadas na beira do palco para entender o que quero dizer: Ao invés de estar vivendo, sentindo, curtindo (sem clicar em nada), as pessoas estão filmando e tirando fotos para postar em algum lugar. Tem gente que paga 300 reais de ingresso para filmar o show...sendo que um DVD do mesmo artista custa no maximo 50.
Eu tenho, Blogs (no plural mesmo), Facebook, e alguns outros, mas não deixo de viver, de correr, surfar, curtir meus cães, cuidar do jardim entre outras coisas, e procuro postar coisas MINHAS, que tenham a ver comigo e que acho que acrescentam na vida dos outros....eu acho que estou certo...hehehehe

Achei muito legal teu post, como acho teu Blog tb...continue um SER PENSANTE Raquel, quem sabe um dia as redes se atualizem e as pessoas também!!!

Um beijão, do sempre leitor
Gui

PS: Desculpe o longo comentário, mas não me contive!!!

.Kel. disse...

Oi Gui! Adorei o longo comentário :P Concordo que a maneira que usamos as midias é que as diferenciam... é difícl enfrentar diariamente a auto-exposição de centenas de pessoas carentes em um mundo virtual de amigos fake.

Minha estada longe me prende um pouco mais no mundinho virtual, mas nao deixo de sair com meus amigos, viajar, bater um longo papo real.

Sempre que poso dou uma passadinha nos teus blogs, gosto de ler também seres pensantes heheh!

Vamos continuar nossos passos lerdos e deixar um pouquinho de opiniao para nos lerem :)

Beijos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...