quinta-feira, outubro 07, 2010

Santiago de Compostela

Ando atrasada nos meus posts de lugares visitados, mas hoje irei me redmir um pouquinho falando de Santiago de Compostela. Acho que desde que li pela primeira vez Paulo Coelho, isso devem ir uns bons... deixa prá lá... nem vou contar quantos anos... sempre me imaginei indo a Santiago... Queria conhecer o lugar, o caminho... na verdade ainda quero!


Chegar em Santiago de Compostela com turista e não como peregrino já é muito interessante, imagino como deve ser depois de percorrer sei lá eu quantos quilometros e participar da missa.

Desta vez fui como turista, um dia ainda irei como peregrina. Segundo um velho professor que tive na matemática, este é um percurso para quando somos mais velhos, para refletirmos sobre nossa vida e não para fazer enquanto somos jovens, hehehe

Passear pela Galiza é muito bom, é o lugar da Espanha onde nos entendem perfeitamente falando português e nós os entendemos falando o galego. A região é muito bonita, mas com nosso tempo escasso acabamos nos concentrando somente em Santiago. 

Entrando um pouquinho na história do lugar, o nome de Santiago de Compostela compõe-se de duas partes, São Tiago - o apóstolo, e Compostela - Campus stellae, que quer dizer "Campo de estrelas".  Uma lenda diz que, no ano 813, um habitante, de nome Pelayo, estando no local em que hoje se encontra a cidade, viu luzes e sinais no céu. Seguiu as pistas sugeridas pelos sinais e encontrou o túmulo com os restos mortais de São Tiago e dos seus discípulos. Relatou o sucedido ao Bispo Teodomiro de Iria Flavia, localidade situada a 20 Km de Santiago de Compostela. O bispo mudou a sede do bispado para Compostela e informou o Rei Alfonso II daquilo que tinha sucedido. O Rei chegou ao lugar e ordenou a construção da primeira capela de Santiago de Compostela, para protecção do apóstolo e para que o recordassem. 
extraído de http://santiago-de-compostela.costasur.com/pt/historia.html


Ao chegarmos em Santiago ficamos sabendo que este era um ano santo. Desde 1221, ano que a catedral ficou pronta, sempre que o dia 25 de julho cai em um domingo temos o  Ano Santo Compostelano, criado pelo papa da época Calixto,  iniciando assim a história do ano Xacobeo. 
Neste ano, todo cristão que por lá passar pode ganhar o Jubileu mas é preciso cumprir algumas condições: visitar a Catedral de Santiago, mais precisamente o túmulo do Apóstolo; rezar uma oracão por intencão ao Papa e receber os sacramentos da penitência e da comunhão, além do que se recomenda assistir à celebracão da missa. A verdadeira graça do Jubileu, caso sejam cumpridas todas as condições é o  perdão dos pecados. Como é ano santo, ainda podemos abraçar a imagem de Santiago.

O próximo ano Xacobeo só é daqui há 11 anos, quem sabe não será a altura ideal de fazer o caminho de Santiago?

A primeira coisa que eu e meu amorzinho fizemos ao chegar na Catedral foi entrar na fila para a missa, a famosa missa do peregrino. A missa é muito bonita, e o auge de toda cerimônia é o momento em que um incensário gigante, o Botafumeiro. A tradição iniciou-se para amenizar o odor exalado pelos peregrinos no interior da igreja depois de muitos dias de peregrinação e acabou ganhando o significado de purificação espiritual.  O botafumeiro tem 1,60 de altura e pesa 80 quilos e é balançado pela nave principal da catedral por um grupo de 8 homens, que de forma sncronizada, proporcionam um momento mágico na missa  ao som dos órgãos gigantes da catedral. O vídeo abaixo não é meu, este dá a dimensão do espetáculo.


Após a missa, visitamos a catedral, e as ruazinhas a sua volta. cheias de grupos de pessoas dos mais diferentes lugares do mundo, lojinhas de regalos de Santiago e turistas, muitos turistas como nós. Ah... é claro que abraçamos Santiago e fizemos nossos pedidos :)


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...