quinta-feira, maio 13, 2010

Cortejo Queima das Fitas - Coimbra

Coimbra seria meu primeiro destino na Europa, mas meus planos mudaram e acabei indo estudar em Braga e depois em Aveiro. A cidade de Coimbra guarda um encanto, é considerada a "cidade dos estudantes" graças a sua universidade ser uma das mais antigas da Europa. A tradição acadêmica em Portugal é bastante forte: a praxe (trote) com seus caloiros (bixos) e os finalistas (formandos) vivem intensamente cada dia dessa vida acadêmica. Há um tempo fiz um post sobre a praxe, hoje falo sobre a tradição dos finalistas: as festas acadêmicas.

Em Aveiro a festa é chamada enterro e foi há umas duas semanas: shows todas as noites, serenata e cortejo que aqui é noturno. Legal, ok! Fim.

Em Coimbra tem algo mais: cerveja! Mas isso não diz no Wikipédia! Por lá diz o seguinte:
A segunda festa é a Queima das Fitas, bastante mais importante que a primeira, tem lugar no fim do segundo semestre, mais concretamente no início do mês de Maio, começando na noite de quinta-feira para sexta-feira com a Serenata Monumental nas escadas da Sé Velha. É a maior festa estudantil de toda a Europa e tem a duração de 9 dias, um dia para cada faculdade da universidade (Letras, Direito, Medicina, Ciências e Tecnologias, Farmácia, Economia, Psicologia e Ciências da Educação e Educação Física e Ciências do Desporto) e Antigos Alunos. Apesar de existirem mais festas do género em outras cidades, o aparecimento da Queima das Fitas começou em 1899 em Coimbra, fazendo assim com que seja única no país. Ela é a explosão delirante da Academia, consistindo para os Quartanistas Fitados e Veteranos, na solenização da última jornada universitária ou seja, o derradeiro trajecto de vivência coimbrã. Os festejos da Queima das Fitas consistem sobretudo no seu programa tradicional, composto por: Serenata Monumental, Sarau de Gala, Baile de Gala das Faculdades, Garraiada (Figueira da Foz), Venda da Pasta (receitas para a Casa de Infância Dr. Elísio de Moura), "Queima" do Grelo (que deu o nome à festa) e Cortejo dos Quartanistas, Chá Dançante e as ainda chamadas Noites do Parque.  (wikipédia)
Nenhuma menção a cerveja.  O Cortejo dos Quartanistas é sem dúvidas, nos dias de hoje, um dos pont
os altos da festa. Cada curso confecciona um  carro alegórico, que diga-se de passagem não são nenhum pouco criativos, e desfilam pelas ruas de Coimbra. Os finalistas trajam uma espécie de traje de gala com direito a bengala e cartola com a cor do seu curso. O resto dos estudantes usam o traje da universidade. Os que estão sobre os caminhões tem a árdua tarefa de distribuir bebidas para as pessoas. Isso mesmo: distribuir em especial cervejas.

Chegamos por volta das 14 horas e voltamos lá pelas 22, bebemos o dia todo, brincamos o dia todo, rimos o dia todo. Não gastamos em bebida e nem em comida, os 8 euros do comboio  foi praticamente consumação. Só gastei 2 euros a mais pois não haviam banheiros disponíveis e tive que comprar 2 coisas em um bar e ir a casa de banho 2 vezes :P

A palavra para aquilo é SURREAL. Na verdade achei os carros uma bosta, nem prestei atenção neles, só no que eles serviam, acho que todos que me acompanhavam também.

Só faltou uma coisa: música! O dia que um dos cursos tiver a brilhante ideia de fazer um trio-eletrico, sai de baixo! Vai ser show! Ano que vem estarei lá mais uma vez com toda certeza!

6 comentários:

Kari, Karina disse...

Heheeey, nossa! Pena que não vou poder assistir a essa festa enquanto estiver em Portugal (vou em setembro e volto em março) :/
Mas quando eu fizer pós, quem sabe?
Raquel, não sei se a Magda chegou a falar em mim para ti... Gostaria muito de conversar contigo sobre váários assuntos! Podes me dar o teu msn?
Beijo, beijo, beijo... E parabéns pelo blog, ADORO o modo como escreves! ;)

Kari, Karina disse...

Heheeey, nossa! Pena que não vou poder assistir a essa festa enquanto estiver em Portugal (vou em setembro e volto em março) :/
Mas quando eu fizer pós, quem sabe?
Raquel, não sei se a Magda chegou a falar em mim para ti... Gostaria muito de conversar contigo sobre váários assuntos! Podes me dar o teu msn?
Beijo, beijo, beijo... E parabéns pelo blog, ADORO o modo como escreves! ;)

Kari, Karina disse...

blog maluco esse :S

.Kel. disse...

hahaha Meu blog é maluco?ahuhaua

A Magda me falou sim! anota meu msn

raquelnicolette@hotmail.com

Beijinhos! Estarei no Brasil em Julho podemos conversar sobre alguams coisas tb quando eu aparecer em Pel! Bjuss

Chisca disse...

E a outra desligada que se perguntava incessantemente porque seria que um bando de doidos animados queriria e assistir ao cortejo de coimbra hehhehe. Até a minha mãe sabia que davam mt cerveja :$

Anônimo disse...

Isso foi realmente interessante. Adorei lê-lo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...