terça-feira, dezembro 15, 2009

Duas raparigas a visitar Coimbra!

Até que enfim eu conheci Coimbra! Adiei meu passeio por bastante tempo sempre com a justificativa que ainda tenho muito tempo em Portugal. Na última semana eu e Evelina fizemos essa visita.

Coimbra é a uma das maiores de Portugal (3ª ou 4ª), repleta de ruelas, escadinhas e arcos. Nesta cidade nasceram 6 reis de Portugal, e lá está situada a Universidade mais antiga do país e uma das mais antigas da Europa.

Os principais pontos que não devem deixar de ser visitados ficam bem próximos uns dos outros. Saindo da estação de comboio o primeiro passo foi tomar um café básico, assim recuperadas as energias fomos caminhar.

Cada ruazinha é peculiar, lojinhas de artesanato, lojinhas bem "portuguesas com certeza", ladeiras, escadarias, igrejas e mais igrejas.

Um dos primeiros passos foi visitar a igreja de Santa Cruz.

Como todas as igrejas de Portugal, o órgão dessa igreja é espetacular. Lindo, lindo, lindo! Ainda vou escutar alguém tocando um desses.

Depois dessa igreja foi a vez de visitar a Sé Velha, lugar que já havia visto em muitas fotos na época em que achava que ia morar por lá.

Saindo da Sé, o rumo foi a Universidade. A idéia do lugar lembra uma fortaleza, no alto da cidade, o que exige muita energia para subir as escadarias passando pelo Arco de Almedina ou subindo a ladeira que passa pela Couraça Mourisca. Na verdade não lembra uma fortaleza, era uma fortaleza moura do século 10.

Entramos por uma grande portão de ferro e chegamos em um pátio gigantesco e nos deparamos com as Gerais, Capela de São Miguel, Biblioteca Joanina. Podemos visitar ainda a Sala dos Capelos, Sala do Exame Privado e outras salas.





A biblioteca Joanina é tida como a mais bonita e luxuosa do mundo, repleta de livros raros e mauscritos, para mim foi puro prazer visual conhecê-la.


Mais passeios por ladeiras e escadarias, mais uma visita a um café para provar os pastéis de Tetúgal.


Próxima parada: Portugal dos Pequenitos, que é um parque temático em Coimbra foi construídocomo um espaço lúdico-pedagógico para mostrar às crianças aspectos da arquitectura e da história do Império Português. Iniciado nos finais da década de 1930 e princípios da década de 1940, a concepção e arquitetura do parque estão fortemente imbuídas do espírito nacionalista do tempo. O parque foi inaugurado a 8 de Junho de 1940. (wikipédia)


O lugar é simplesmente espetácular, e as duas raparigas acabaram disputando espaço com as crianças para fotografar as casinhas. Esse parque possui miniaturas de casas das diferentes regiões de Portugal, e são m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-a-s!!! Amei conhecer, foram  8,75 euros muito bem pagos!


Ao retornarmos ao outro lado do rio Mondego tivemos a vista mais compensadora de Coimbra.
 
Cidade que nos deixa com gostinho de quero mais... qualquer dia eu volto...



6 comentários:

Mari disse...

Eu já disse q tb quero ir ???? Qndo chegar em terras riograndinas, me avisa! Beijos!

PatPouzada disse...

simplesmente lindas as fotos, aquela tua na biblioteca ta de poster, ainda mais com esse nome, definitivamente tu vais ter q ter uma joana!!!

.Kel. disse...

Mari, chego dia 21 a noite!!! Mnada teu telefone por email que perdi meu celular!!!

Pat!! Essa história de Joana hehe céus :)
Beijinhosss

Anônimo disse...

Vou visitar Coimbra e este blog foi realmente útil, pois assim já sei onde ir e o que visitar e provar.
Muito obrigada!

Relatos de uma Dieta... disse...

Cada foto espetacular.. estou com desejos q meu bolso nao permite...rs

.Kel. disse...

Guria, minhas viage4ns sao baratas por morar aqui, mas Portugal é bem em conta! Bjuss

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...