terça-feira, dezembro 01, 2009

Ballet - O quebra-nozes

Na última sexta-feira ganhei, da Joana, 2  ingressos para assistir o ballet O quebra-nozes no Coliseu
do Porto. Convidei Evelina para ir comigo e lá fomos, feliz e contentes, correndo de salto alto para conseguir chegar a tempo.


O Coliseu estava lotado, com pessoas de todas as idades e estilos. O início do espetáculo atrasou um pouco, mas dessa vez foi bom pois precisamos correr para conseguir comer antes do espetáculo.

Mesmo não tendo vocação para a dança, sempre adorei assistir esses espetáculos. Nunca assisti  uma grande companhia de ballet, mas mesmo assim sempre achei lindo (hehehe) imagina assistindo a grandes bailarinos?! O quebra-nozes assisti duas vezes pelo que lembro: a primeira, quando a pat foi  rato e a segunda, quando a pat fez a Clara, somente academia Ensaio. Nesta terceira vez assisti o ballet sendo apresentado por um grupo russo, MOSCOW CLASSICAL BALLET, tem uma certa diferença :)



As músicas de Tchaikovsky me fizeram lembrar o passado, e fiquei encantada com a apresentação. Os diretores da companhia, há 30 anos, são Natalia Kasatkina e Vladimir Vasilyov, ex-estrelas do balé Bolshoi.

Minhas fotos não ficaram boas, mas viva a internet :) Para quem não conhece a história do Quebra nozes ai vai em curtas pinceladas um textinho que esrevi contando o enredo, quem quiser saber mais pode verificar no wikipédia.

A história começa em uma festa de natal na casa da família Stahlbaum. Todos esperam os convidados, em especial os filhos, Clara e Fritz, esperam a entrega dos presentes. Nisso chega na  festa Drosselmeyer, o mágico e padrinho de Clara, juntamente com o seu sobrinho. As crianças ganham de presentes grandes bonecos que dançam e Clara ganha de s eu padrinho um Quebra-Nozes com aparência de soldadinho.Clara fica encnatada e brinca, dança com seu presente, mas seu irmão quer o boneco e eles acabom o quebrando. O padrinho de Claro o conserta , todos dançam e a festa acaba. Todos adormecem e Clara volta a sala para ver seu boneco que havia deixado perto da árvore e adormece a seu lado.

Na escuridão, Clara ouve ruídos de ratos que tentam atacá-la. De repente, toda a sala parece crescer, o boneco toma vida e Clara parece estar do tamanho deles. O Quebra-Nozes luta com os ratos para defendê-la, quando surgem o Rei dos Ratos e o pelotão dos soldados de chumbo.
O Rei dos Ratos e o Quebra-Nozes lutam até se ferirem mortalmente. Os ratos retiram seu rei e Clara corre ao encontro do seu Quebra-Nozes. Ao vê-lo morto, começa a chorar; suas lágrimas quebram o encanto e o boneco transforma-se em um lindo príncipe- o sobrinho de Drosselmeyer - que leva Clara para visitar o Reino Encantado. Ao chegarem ao Reino Encantado são recebidos pelos flocos de neve, e visitam o reino, precensiado danças orientais, espanhola, chinesa e russa. Por fim, Clara percebe que está na hora de deixar o Reino Encantado, mas tudo o que vira, como um lindo sonho, ficará com ela para sempre. Seu príncipe a acompanha na volta ao lar, nessa mágica noite de Natal.

Uma das partes que mais gosto é dos flocos, acho lindo quando o corpo de baile dança juntinho. Confesso que esperava mais da bailarina principal, que ara mim não fez o mínimo esforço em levantar aquelas pernas quando pulava, bem diferente das fotos que vi de seus saltos, mas mesmo assim valeu muito!

Aqui tem um vídeo do mesmo espetáculo em outra cidade em Portugal :)





















Acabou o espetáculo e fomos rumo a estação... mas ai é uma longa história de "duas perdidas no Porto" logo-logo eu conto :)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...