Na última sexta-feira ganhei, da Joana, 2 ingressos para assistir o ballet O quebra-nozes no Coliseu
do Porto. Convidei Evelina para ir comigo e lá fomos, feliz e contentes, correndo de salto alto para conseguir chegar a tempo.O Coliseu estava lotado, com pessoas de todas as idades e estilos. O início do espetáculo atrasou um pouco, mas dessa vez foi bom pois precisamos correr para conseguir comer antes do espetáculo.
Mesmo não tendo vocação para a dança, sempre adorei assistir esses espetáculos. Nunca assisti uma grande companhia de ballet, mas mesmo assim sempre achei lindo (hehehe) imagina assistindo a grandes bailarinos?! O quebra-nozes assisti duas vezes pelo que lembro: a primeira, quando a pat foi rato e a segunda, quando a pat fez a Clara, somente academia Ensaio. Nesta terceira vez assisti o ballet sendo apresentado por um grupo russo, MOSCOW CLASSICAL BALLET, tem uma certa diferença :)
As músicas de Tchaikovsky me fizeram lembrar o passado, e fiquei encantada com a apresentação. Os diretores da companhia, há 30 anos, são Natalia Kasatkina e Vladimir Vasilyov, ex-estrelas do balé Bolshoi.
Minhas fotos não ficaram boas, mas viva a internet :) Para quem não conhece a história do Quebra nozes ai vai em curtas pinceladas um textinho que esrevi contando o enredo, quem quiser saber mais pode verificar no wikipédia.
A história começa em uma festa de natal na casa da família Stahlbaum. Todos esperam os convidados, em especial os filhos, Clara e Fritz, esperam a entrega dos presentes. Nisso chega na festa Drosselmeyer, o mágico e padrinho de Clara, juntamente com o seu sobrinho. As crianças ganham de presentes grandes bonecos que dançam e Clara ganha de s eu padrinho um Quebra-Nozes com aparência de soldadinho.Clara fica encnatada e brinca, dança com seu presente, mas seu irmão quer o boneco e eles acabom o quebrando. O padrinho de Claro o conserta , todos dançam e a festa acaba. Todos adormecem e Clara volta a sala para ver seu boneco que havia deixado perto da árvore e adormece a seu lado.
Na escuridão, Clara ouve ruídos de ratos que tentam atacá-la. De repente, toda a sala parece crescer, o boneco toma vida e Clara parece estar do tamanho deles. O Quebra-Nozes luta com os ratos para defendê-la, quando surgem o Rei dos Ratos e o pelotão dos soldados de chumbo.
O Rei dos Ratos e o Quebra-Nozes lutam até se ferirem mortalmente. Os ratos retiram seu rei e Clara corre ao encontro do seu Quebra-Nozes. Ao vê-lo morto, começa a chorar; suas lágrimas quebram o encanto e o boneco transforma-se em um lindo príncipe- o sobrinho de Drosselmeyer - que leva Clara para visitar o Reino Encantado. Ao chegarem ao Reino Encantado são recebidos pelos flocos de neve, e visitam o reino, precensiado danças orientais, espanhola, chinesa e russa. Por fim, Clara percebe que está na hora de deixar o Reino Encantado, mas tudo o que vira, como um lindo sonho, ficará com ela para sempre. Seu príncipe a acompanha na volta ao lar, nessa mágica noite de Natal.
Uma das partes que mais gosto é dos flocos, acho lindo quando o corpo de baile dança juntinho. Confesso que esperava mais da bailarina principal, que ara mim não fez o mínimo esforço em levantar aquelas pernas quando pulava, bem diferente das fotos que vi de seus saltos, mas mesmo assim valeu muito!
Acabou o espetáculo e fomos rumo a estação... mas ai é uma longa história de "duas perdidas no Porto" logo-logo eu conto :)
Nenhum comentário:
Postar um comentário