domingo, novembro 22, 2009

Vamos ao Porto?!

Visitar o Porto sempre é uma delícia, ainda mais fazendo dia turístico. Fui passear com a Evelina e passei por alguns lugares que ainda não havia visitado.



Como já é típico, passar no Porto e não visitar um café é algo inaceitável e o lugar escolhido do dia foi o famoso Café Majestic inaugurado em 1921 na famosa rua Santa Catarina sob o nome de Elite. Este espaço foi marcado por tertúlias e figuras importantes de todas as épocas passaram por lá.

O  prédio é um dos mais belos e representativos exemplares de Arte Nova no Porto e com toda certeza merece uma visita.
 
 Curiosidade do Café Majestic: segundo o Wikipédia, na biografia de J.K. Rowling escrita por Sean Smith, refere-se que a escritora passava muito tempo no Café Majestic trabalhando no primeiro livro Harry Potter e a Pedra Filosofal (apesar da escritora ter saído do Porto em 1994 e o livro apenas ter sido publicado em 1997). Como a-m-o Harry Potter tinha que colocar essa curiosidade aqui!




Outro lugar que todos os guias citam é a Torre do Clérigos, acabamos conferindo seus seis andares, 75 metros de altura e sua escadinha em espiral de 225 degraus.


 A subida foi compensada pela vista da cidade do Porto e por poder apreciar o carrilhão da igreja composto por 49 sinos.
 
Junto à torre dos Clérigos está situada a igreja de mesmo nome, com dois órgãos fabulosos que estão em funcionamento até hoje.


Percorremos todo o Porto naqueles ônibus turísticos descapotáveis divertidos, passando pelo centro histórico, pela Foz do Douro, bairros de casas lindas, e outros cantinhos aconchegantes.


Como o Porto é conhecido também por seu vinho, não podia faltar uma visita as caves em Vila Nova de Gaia. A cave do dia foi a SANDMAN, confesso que gostei mais dessa que da cave da minha última ida ao Porto, acho que devo visitar todas só por a próxima sempre poder ser melhor :P



 Provamos dois vinhos, não compramos nenhum e voltamos para o passeio outside.


Os fiéis companehiros Miguel e Joana juntaram-se a nós e fizemos um tour de carro, com direito a paradinha paar comer um bom eclair e ainda visitar a Livraria Lello e irmão, ponto obrigatório nos guias de viagem. Mais um edifício representante da Arte Nova, totalmente restaurado.

 A livraria fundada em 1869 na Rua dos Clérigos sob o nome de Livraria Internacional de Ernesto Chardron, com a morte prematura de seu dono foi vendida à firma Lugan & Genelioux Sucessores. Em 1894 passou a pertencer a José Pinto de Sousa Lello que possuía uma pequena livraria na Rua do Almada.  No ano de 1919 o nome foi mudado em face da nova sociedade de Lelloe passa a ser Lello e Irmão Lda nome que permanece até hoje.

É bárbaro ver uma livraria se manter tantos e tantos anos, ultrapassando séculos e perdurando gerações. Hoje apresenta um ambiente muito acolhedor e merece sempre ser visitada. Os detalhes do interior da livraria podem ser apreciados no link acima ou de forma bem mais modesta na foto que fiz da escadaria que fica no meio da livraria.



Fechamos o dia passeando na Ribeira e depois indo jantar uma espetacular francesinha, afinal, a primeira vez no Porto tem que comer francesinha! Não minha primeira vez , mas eu acompanhei Evelina :) (ótima desculpa para comer).


6 comentários:

PatPouzada disse...

adoro teus passeios turisticos, da um gostinho de querer ver de perto mas ao mesmo tempo uma sensacao de que a gente tava la junto contigo conhecendo o lugar. Chegou a ver o pirraça no café? huahuahuha. bjao

.Kel. disse...

nao vi o pirraça! mas deve ter um lá heheh :)

Ceci disse...

Lindo demais seus blogs! estou adorando passear por eles!!! e viajar em suas histórias e fotos! e poder rememorar tanta coisa em suas narrativas! já sou fã! =)

.Kel. disse...

Obrigada Ceci! O teu já está nos meus favoritos hehe!

O meu é um cantinho para desabafar, sem intuito de ser propaganda de lugares ou algum tipo de guia. É só para compartilhar para quem quiser aparecer :) beijos

Relatos de uma Dieta... disse...

PS. amei seu casaco...rs
bjos

.Kel. disse...

Adoro este casaco, ja foi na ultima mala definitiva para o Brasil! Mas o frio voltou e estou sentindo falta dele :P Zara baby, por módicos 2o tostão!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...