quarta-feira, novembro 18, 2009

Cheiro de infância

Um simples passeio no supermercado me trouxe memórias que estavam tão guardadas que nem imaginava que ainda exixtissem. Sei que algumas pessoas vão me entender perfeitamente lendo este post cheio de saudosismo.

Um tarefa simples como comprar xampu me fez recordar uma época tão gostosa, a história é a seguinte: passeando pelo Pingo Doce e lembrando o que precisava em casa, fui em busca de xampu. Abre um cheira, lê embalagem, dá uma olhadinha no preço, compara quantidade, etc, etc, etc... Até abrir um e parecer voltar no mínimo uns 20 anos no tempo: lembrar da chácara, férias na praia e casa da dinda... um simples tudo de xampu Flex da Revlon trouxe muitas recordações. Quer lembrar do Flex? Olha a propaganda ai...

 

Parecia que estava lá, lavando o cabelo com aquele cheirinho gostoso  e depois assistir Goonies ou Coocun pela milésima vez. Despois disso voltei a passear pelo supermercado lembrando de outros cheiros da infância e tentando encontrá-los.

Dizem que a reação olfativa está intimamente ligada à memória dos cheiros e que o olfato remete a uma área do cérebro mais primitiva chamada de sistema límbico. Nessa área é que as emoções e as ações mais instintivas são processadas. Ao longo da nossa vida criamos um grande banco de dados oflativo que despertará algum tipo de sentimento em situações que formos expostos a esses odores armazenados. 

Resumindo: cheiros sempre trazem lembranças...


Acabei  indo para casa pensando em cheiros inesquecíveis que estão guardados no meu banco de dados:
  • cheiro do perfume de maçã verde que toda menina tinha
  • cheiro da carne assada que só a Edenir sabia fazer
  • cheiro do "bolo de pobre" na casa da Barão de Cotegipe
  • cheiro do remédio que tomei quando tive coqueluche: Helifenicol
  • cheiro do talco Alma de Flores da vó
  • cheiro do Leite de Rosas do vô
  • cheiro do churrasco de domingo
  • cheiro da cocheira
  • cheiro de café passado
  • cheiro do perfume do meu primeiro namorado
  • cheiro de confort nas roupas lavadas
  • cheiro de batom de mãe
  • cheiro do feijão de segunda
  • cheiro de quentão em quermesse
  • cheiro de melissinha no natal
  • cheiro de terra molhada
  • cheiro de brinquedo novo
 E para vocês: qual o cheiro da sua infância? Conta para mim...

Ah!! É claro que comprei o Flex :P


4 comentários:

Fran disse...

Putz Kel! Esse post foi genial!
Me fez lembrar do cheiro daquele batom em formato de moranguinho que tinha duas cores: rosa e vermelhinho!
Cheiro da torta de banana da minha vo! hummmmm
Saudadesssss
Beijinhosss

Chisca disse...

O cheirinho a cafe torrado de uma fabrica que existia à beira da escola primária :-)....

PatPouzada disse...

Bah eu nao lembro do cheiro do shampoo, só do neutrox!mas meu nariz nunca funcionou direito mesmo, tinha que ser muito forte pra eu registrar na memoria, hahah. mas da listagem de cheiros inesqueciveis lembro de quase todos tb!
to com saudade!

.Kel. disse...

O batom foi puxada tb do fundo do bau Fran!!!

Cheirinho de café Joana lembrou do café de toda manha que o vô fazia...

Esqueci que teu nariz Pat heheh, mas tudo bem :) beijoss

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...