segunda-feira, novembro 09, 2009

Serenatas Femininas de Aveiro

Outono aqui em Aveiro é repleto de concertos. Esta semana fui conferir a "Noite de serenatas femininas". As serenatas são eventos onde as tunas de cada universidade fazem suas apresentações.

Para tudo!! Mas o que é TUNA?

Antes que a Má responda, Tuna segundo o Aurélio é o seguinte:

tuna 1
[Do maia tun, 'pedra', + a, 'água'.]
S. f. Bot. 
 1.     Designação comum a duas plantas da família das cactáceas: Cereus bonplandii e Cereus alacriportanus. V. nopal.

tuna 2
[Do fr. tune, thune (gír.), 'esmola', 'mendicidade'.]
S. f.
 1.     Vadiação, vadiagem, ociosidade.
 2.     Grupo musical organizado por estudantes. 
 3.     Santom.  Conjunto musical constituído normalmente por um violino, duas violas, uma ou duas flautas, e instrumentos de percussão. 

fico no momento com a definição 2.2 : as tunas são grupos musicais formados por estudantes que tocam diversos instrumentos e embalam com lindas melodias.

Dizem que sua origem vem dos antigos sopistasestudantes maltrapilhos em busca de sustento. Dessa forma a origem do termo tuna, para alguns, vem da palavra thune (albergue para mendigos), apoiada na classe de estudantes que sobreviveriam à custa da  sopa dos pobres distribuída gratuitamente nesses albergues, assim os tunos seriam os que se alimentavam nos thunes.

Atualmente as tunas acadêmicas são grupos de estudantes universitários que tocam e cantam um repertório variado, mas com grande foco na vida boêmia, acadêmica e sempre celebrando o amor. Hoje de maltrapilhos não tem nada, vestem-se distintamente com o traje acadêmico, onde cada universidade tem seus modelos e especificações de como e quando usá-lo.

Não sei quais são os elementos da Tuna, mas pelo que vi, todas tem uma "porta-bandeiras" que faz acrobacias e defende o estandarte da tuna e ainda as pandeiretas (os que tomam conta do pandeiro!).


Voltando a "Noite das serenatas": o evento foi realizado no centro de eventos de Aveiro que fica localizado em uma antiga ( e totalmente reformulada) fábrica de cerâmica, a Fábrica Campos. O lugar é muito bonito e a noite a iluminação o deixa fantástico!



 Fui com a menina suéca que está morando aqui comigo, Evelina, e encontrei a Kelly e Camilo por lá.

 Fiquei triste que o evento começou com uma hora de atraso, aqui é Portugal e ainda não vi nada começar no horário, tal como no Brasil. Já passava da meia-noite e ainda faltavam 3 tunas para se apresentarem, mas não aguentamos e fomos embora.

Nas apresentações que assisti chamou-me a atenção o amor que os integrantes tem por sua bandeira e pelo sua universidade, uma grande rivalidade entre tunas, mas tudo de uma maneira polida (não se realmente é assim). Entre as apresentações das tunas, é necessário trocar os instrumentos do palco, as meninas se posicionarem e ai entram os "gajos" para o jogral.

O jogral é composto de piadas de todos os tipos, desde as mais infames e racistas (não gostei de uma  falando de negros que fizeram) até boas paródias com várias músicas, inclusive funk brasileiro.

 Para fechar o post fica um video da GaTuna, a tuna da Universidade do Minho (minha universidade também) e ótima atuação das pandeiretas.


5 comentários:

Fran disse...

Kel!
Eu ficaria com a definição 2.1 mas vi q a tua eh mais apropriada para essas tunas. hehehe
Mas falando em tuna...a minha definicao deveria ser ATUM ja q estou nos EUA! Enfim! Beijinhos

Anônimo disse...

Que legal! É sempre bom conhecer novas culturas.

Ah, vai ver "herdamos" dos portugueses a tendência aos atrasos :P

Bjoks

ps: respondendo teu comentário, não tá mt intima não! hehehehe ;)

Anônimo disse...

Puxa, que olhos lindos em Raquel! Que estranha força vem de dentro deles...Vc é demais!!!
Julius

Evelina disse...

Haha I look totally wasted in this photo :) I love your blog too! Google translate rocks ;) beijos

.raven. disse...

Pois é..eu também respondi primeiro que tuna era tuna fish...HAHAHAHAHAHA..

Eu amo cantar...e adorei isso!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...