sábado, junho 14, 2008

Brasília

Como já me disseram eu invento cada uma... bom... me inscrevi em um programa da Capes que levará professores para formação de outros professores no Timor-leste, confesso que a inscrição foi bem ao acaso, e acabaram me convocando para uma entrevista na Capes em Brasília. Fui para a entrevista, mas já tendo exposto a situação que estou prestes a ir para meu doutorado em Portugal. Passagens, diárias, local para ficar e a a possibilidade de algum outro dia precisar da Capes como órgão de fomento, que a princípio nao precisarei para meu doutorado.. mas nunca sabemos quando isso pode acontecer. Se não tivesse uma bolsa de doutorado "quase" certa (só acreditarei quando estiver com o novo documento aqui) eu não hesitaria em aceitar a proposta do Timos-leste. A entrevista foi ótima, os entrevistadores eram pessoas tranquilas e passavammuita segurança.


Mas como em tudo foi entrevista, minha passada rápida por Brasília me proporcionou rever uma colega de Oceano e ainda conhecer a capital do Brasil. Primeira passada foi na Explanada dos Ministérios, com acesso ao Ministério da Educação: um bando de salinhas e mais salinhas com dois anexos (minha entrevista foi em um deles) , esperar, esperar e esperar.

A tarde a primeira visita foi ao Memorial JK, onde fotografei com o casal JK. O lugar é cheio de detalhes e muito aconchegante,e até observei o enorme tapete arraiolo (ponto da mais tradicional tapeçaria de Minas Gerais, terra natal do ex-presidente). A cripta do túmulo do ex-presidente é muito bonita, com um lindo tapete vermelho e uma luz também vermelha, inspira refletir sobre uma frase dele, registrada num dos painéis que adornam o escritório, no térreo: “Tudo se transforma em alvorada nesta cidade que se abre para o amanhã”.
Depois tentamos visitar o Museu Nacional Honestino Guimarães, mas estava em troca de exposição, só conseguimos subir a rapa e tirar uma foto que apareceu a Catedral. Saindo de lá, fomos visitar a "casa do Lula", o Palácio da Alvorada e fomos recepcionados pelos "Dragões da Independência", a Guarda presidencial. Os Dragões da Independência usam um fardamento do século XIX, em branco e vermelho, que são as cores tradicionais da cavalaria desde a Idade Média. Chegamos bem no momento que iam arriar a bandeira e ainda com um bando de gringo assistindo.

Após o por do sol fomos para a Praça dos Três Poderes que é um amplo espaço aberto entre os três edifícios monumentais que representam os três poderes da República: o Palácio do Planalto (Executivo), o Supremo Tribunal Federal (Judiciário) e o Congresso Nacional (Legislativo). As duas conchas, uma côncava – a do Senado Federal – e a outra convexa – a da Câmara dos Deputados – simbolizam o poder e a relação de contrapesos implícita no sistema bicameral.


Brasília é cidade para pessoas de "boas posses", só se anda de carro, tudo é longe... mas um lugar bonito de se conhecer.

Fui e voltei de Rio Grande voando, literalmente: voei de RG-POA e depois POA-RG, divertido ver minha cidade do alto.

Voltei na sexta-feira 13 e ainda tive que trocar de avião por "problemas operacionais" ou seja, avião com defeito... ainda bem que não passou nenhum gato preto por mim no caminho do aeroporto hehehe







4 comentários:

.raven. disse...

hehehehe... viu? já está aproveitando tudo... e nem começou o doutorado.... hehehe... imagina depois a experiência q não vai ser =]

E que maravilha foi fazer Oceano e conhecer gente em todo canto...hehehe

O Brasil e quem sabe o mundo está de braços abertos pra nós!

Bjin

Fran disse...

Amiguinhaaaaa!
Que maravilha essa viagenzinha...como já disse anteriormente no telefone...foi o descanso q precisavas para voltar e acabar com aquele projeto BENDITO!! hehehe
Boa sorte! Espero que tenhas gostado de Bsb!! Depois me dá umas dicas! ;) Beijinhosssss

Tita disse...

que beleza!!
Gostei das fotos :)

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...