sexta-feira, outubro 26, 2007

Tautologia

Recebi um e-mail lembrou um nomezinho que aprendi no primeiro ano do curso de matemática lá nos meados de 1995: Tautologia. Neste email Tautologia era apresentada unicamente com um significado dentro da RETÓRICA, e não apresentado na LÓGICA, assim busquei um textinho no Wikkipédia que apresenta seus significados em diversas áreas do conhecimento.

"A tautologia (do grego ταὐτολογία) é, na retórica, um termo ou texto redundante, que repete a mesma idéia mais de uma vez. Como um vício de linguagem pode ser considerada um sinônimo de pleonasmo ou redundância. A origem do termo vem de do grego tautó, que significa "o mesmo", mais logos, que significa "assunto". Portanto, tautologia é dizer sempre a mesma coisa em termos diferentes.
Em filosofia e outras áreas das ciências humanas, diz-se que um argumento é tautológico quando se explica por ele próprio, às vezes redundantemente ou falaciosamente. Por exemplo, dizer que "o mar é azul porque reflete a cor do céu e o céu é azul por causa do mar" é uma afirmativa tautológica. Da mesma forma, um sistema é caracterizado como tautológico quando não apresenta saídas à sua própria lógica interna — em outro exemplo, exige-se de um trabalhador que tenha curso universitário para ser empregado, mas ele precisa ter um emprego para receber salário e assim custear as despesas do curso universitário.
Raciocínio Lógico - Quando uma proposição composta é sempre verdadeira, então teremos uma Tautologia. Ex: P(p,q,r)= (p ∧ q) → (p ∨ q). Numa Tautologia, o valor lógico da proposição composta P(p,q,s)=[(p ∨ q) ∧ (p ∧ s)] → p, será sempre verdadeiro."
Tem um site bastante interessante que fala de Lógica Matemática : http://www.gregosetroianos.mat.br/logica.asp

2 comentários:

.Má. disse...

Isso que dizer que a vida é lógica? E não que ela não tem um sentido como diz seu blog? o.O
Pois ela tem começo, meio e fim... Aí as possibilidades são as variáveis, que colocamos na equação da nossa vida?
Sabe que cada dia a Matemática fica mais perto da vida e da exatidão do que eu imaginava....
Mesmo com tendências ao infinito.... hehehe... Temos que tomar cuidado só com os positivos e os negativos... O negativo de "voltar pra trás" (pleonasmo proposital) é tautológico! É contra a lógica! Sigamos em frente....

.Má. disse...

A lógica do coração, a razão do coração... É a melhor razão, até o Horácio disse isso...

A matemática é linda: ensina o cálculo que é o mais próximo do infinito que consigo imaginar ser possível chegar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...