quinta-feira, outubro 20, 2011

O difícil é começar?

A sabedoria popular tem um frase filosófica básica: " o importante é o primeiro passo...". Estou cansada desta história de que o importante é começar. De nada adianta começar e depois não dar o segundo, o terceiro, ou o milésimo passo até o fim. Vale tentar... tem que querer... blá,blá, blá... esta sabedoria de botequim tem dias que me deixa louca!

Dar o primeiro passo é importante, mas persistir, buscar forças sabe-se lá onde para mim é mais importante. Não interessa  o que se quer começar: pode ser a ler um livro,  aprender uma nova língua, estudar para o exame ou concurso, a dieta de segunda-feira, se alimentar bem, economizar, ou mudar de vida... qualquer desta coisas não adianta somente começar, é preciso continuar.

Existem tantas coisa que começo e acabo desistindo. Começo a dieta na segunda e na terça ela já acabou; começo a ler um livro e a Internet me chama; começo a estudar e a TV é mais agradável. Atividades simples e babacas que começo e nem sempre acabo. Será que isso é um defeito só meu? Por que será que é tão mais fácil desistir de algo do que continuar até o fim?

Começar é até fácil! Difícil e continuar e concluir! Cada um é o comandante do seu caminho e talvez um dia pare de se boicotar, pois começar e não acabar é auto boicote. Tenho perfeita consciência que eu me boicoto todos os dias em vários sentidos.  Tema para terapia? Pode ser. Mas me respondam: quem não se boicota um pouquinho a cada dia? 

Como se ganha forças e ânimo para continuar um projeto qualquer? Para mim a resposta a esta pergunta é bastante complicada. Posso filosofar a respeito, falar as palavras certas que devem ser ditas, mas falar também é fácil. Por em prática é difícil. Sabemos o que deve ser feito, até começamos, mas será que finalizamos?

No dia que souber como executar algo sem desistir eu conto, e quando esse dia chegar eu acabo este post....

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...