quarta-feira, abril 06, 2011

A sopa...

Certos dias tenho dúvidas sobre o bacalhau ser o prato que  lembra Portugal. Quando se fala em comida portuguesa a pergunta logo é se eu como muito bacalhau. Respondo que não.

Hoje em dia constato que a comida que está presente todo santo dia na mesa portuguesa é simples, quente e saborosa: é a sopa!

Sopa aqui tem em todos os lugares: na cantina da universidade, no snackbar, na lanchonete que faz o melhor hambúrguer, na tasca, no restaurante chique e até, quem diria, no McDonald's.

Acho interessante ir almoçar no CUFC (centro universitário de fé e cultura) aqui na universidade (é fora dela a princípio mas é junto...), e ver os caríssimos estudantes, professores, funcionários diversos almoçando um simples prato de sopa. Tá certo, em geral, as pessoas pedem uma sopa, uma sandes(1) e uma fruta, mas alguns tomam somente uma sopinha, mais nada...

Ando em uma semana da sopa e canja graças a uma intoxicação alimentar, assim vou por ai a tomar sopa.  

As sopas que encontramos em minha querida cidade no máximo é no inverno, aos domingos, em um buffet nada baixo em calorias, no Larus! Aqui as pessoas nascem tomando sopa como nós, mas continuam tomando sopa por toda a vida. Lá em casa pelo menos a sopa nunca foi prato diário, tinha seguido até, mas algumas vezes passavam-se semanas sem uma panela de sopa.

As sopas são ótimas por aqui, mas em geral não consigo decifrá-las, nunca sei de que é feita, só sei que em geral tem batata e cenoura, o resto é um mistério! Tirando o caldo verde que eu identifico! 


sandes(1) - sanduiche em Portugal

4 comentários:

Magda disse...

Ontem meu almoço foi sopa, mas como a barriguinha furada aqui não se sustenta só no caldinho eu faço aquela meleca com pão, fica tipo uma refeição de pinto ahuehauhe

.raven. disse...

Meu avô era português e comia sopa...

Bacalhau só em momentos comemorativos!

Ontem eu comi sopa... mas é uma raridade.

Chisca disse...

Podes fazer sopa de todos os legumes que tem por ai. Courgette, couve galega ou portuguesa, coração ( tipo de couve), espinafres, grelos, abobora, alho frances, feijão ( todo o tipo) geralmente as bases são compostas pela batata e cenoura que falas, mas só apenas para quem quer engordar heheheh. Nossas sopas são bastante nutritivas e compõem facilmente uma refeição. Ah ía esquecendo que existe tb muita gente que coloca carne na sopa que dá um sabor optimo e na altura de ralar a base essa tambem fica reduzida a "Puré".

.Kel. disse...

A minha sopa tb vai com paozinho Magda! :P

Muita variedade de sopas Joana! hehehe

E Má, sopinhas do Larus é tudo di bommmmmm! huahuhaua

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...