terça-feira, março 08, 2011

Carnaval

Meus "carnavais" tiveram diversos momentos ao longo dos meus 32  anos. 

Quando criança, tive anos com mais de uma fantasia,  fantasia combinando com a Pat e em bloco.  Eu e a Pat tivemos fantasias lindas!  Ainda bem pequena, torcia pela Mocidade Independente de Padre Miguel e União da Ilha do Governador, e para assistí-las na TV ficávamos na sala da chácara com uma garrafa térmica de café para garantir que permaneceríamos acordadas toda a noite, pura ilusão.

Nesta época os bailes eram de salão na SAC e Ferroviários. Sabiam que minha primeira fantasia foi de "portuguesa" ? Tem foto em algum canto do blog

Esperando meus 14 anos, sim 14 anos é uma idade importante, era quando podia começar a ir aos bailes adultos acompanhada, mas nesta fase era um misto do baile infantil e do adulto. Os bailes infantis  eu já não podia mais pular no salão mas tinha toda a estrutura que interessava e nos adultos eu era a pirralha, um grupo de pirralhos de canto. Fase difícil.

Com 15 anos a coisa era diferente: SAC falida em termos de baile, sem blocos na rua, Águia Branca era TUDO de bom. Cinco bailes na corrida, eu disse CINCO! Sábado, segunda, quinta, sexta e sábado! Foram dois anos solteira e depois acompanhada, mas o Águia continuava a ser bom! Atire a primeira pedra quem nunca foi ou quis ir ao baile no Águia Branca! Todo mundo podia achar chinelo, mas era bom, bem bom! 

A SAC voltou a vida lá por 1997 eu acho, alguns anos casada, outros solteira, bons carnavais com cachorro-quente as 7 da manhã  em frente a igreja. Lá por 2002 o carnaval de rua começou a voltar com força no Cassino, e eu comecei a preferir participar das concentrações e depois ir para casa ficar com a Lalá e deixar a Deie ir para o baile.

Comecei a apreciar o pré e o pós carnaval, as horas rindo ao escutar tudo que as gurias haviam aprontado na noite anterior e os demais acontecimentos da noite em que eu dormia tranquila, afinal lá em casa acabava por ser o quartel general. Era lá que os guris passavam para se vestirem de mulher, ou então as gurias marcarem no quadro a pontuação da noite anterior. Planejar fantasias, jantar, bebidas, onde e  como arrumar tudo acabou sendo a parte mais divertida. 

Nos últimos anos o carnaval de rua voltou a ter impacto: meu último no Brasil foi no bloco Boêmios.com onde hoje toda a família acaba saindo :) 

Hoje carnaval para mim é colocar uma fantasia qualquer, nem que seja somente os olhos pintados. Falar bobagens com pessoas queridas, beber um pouco. Não preciso ir para a festa, não preciso ir para o baile ou desfile. Hoje me basta estar na pré-festa, que inúmeras vezes foram a melhor parte da noite. 

Ontem estava divertido aqui em Portugal. As pessoas se juntam por estarem sozinhas, acham pontos em comum, partilham experiências, tornam-se próximos e o carnaval proporciona estas pequenas alegrias.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...