sábado, outubro 16, 2010

Professora

Ontem no Brasil foi comemorado o dia do professor. As pessoas sempre perguntam o porquê alguém decidir SER professor, afinal é uma profissão tão desvalorizada, bibibi, blábláblá.

Desde que me entendo por gente decidi ser professora. Brincava de  escola, fazia planos de aula, ministrava maravilhosas aulas para minhas bonecas (garanto que elas adoravam!). Com míseros 14 anos entrei para o magistério e minha paixão só aumentou. Hora do conto, monitorias e regências preenchiam minhas tardes sem aulas... Além das muitas aulas particulares que eu acabava dando.

Alguns depois veio a licenciatura e sempre o mesmo desejo de querer estar ali, tentando simplificar o que parece complicado... pensando que podia mudar o mundo... E continuo pensando que posso, ainda bem!

Foram tantas turmas e tantos alunos... alguns sempre inesquecíveis... Nunca vou esquecer da Niedja lá em 1995 dizendo que era uma pena eu ter rostinho de fada e mãos de bruxa, tudo por eu ostentar lindas longas unhas pintadas da cor café! 

Ou então como esquecer a Mônica, que foi minha aluna na 3ª serie do 1º grau, no 2º e/ou 3º anos do CTI e depois ainda a encontrei na aula de Matemática Financeira em plena faculdade!

Depois sempre tem aquele que hoje já é o sr dr. advogado, ou um médico , aquele que virou funcionário público muito antes do que eu, aquele que caiu no mundo, a que casou e já tem 2 ou 3 filhos. Os que vi suas vidas mudarem conseguindo um trainee top ou indo fazer um intercâmbio no exterior e os que viraram meus melhores amigos...

Quando o tempo vai passando e percebo que aos meus 32 já participei da formação e da vida de tanta gente abro de boba um sorriso nos lábios e reconfirmo que nasci para fazer isso: nasci para SER professora, na maior plenitude que esta palavra possa ter.

Amo o que faço e já entrei neste caminho sabendo de todos os percausos que encontraria: sei do salário, sei que tenho trabalho extra em casa, que meus alunos me acharão uma chata, que outros faltarão com o respeito, que muitos me desafiarão... mas de que valeria SER professora senão fossem os desafios?

Me orgulho de dizer que sou professora por OPÇÃO e VOCAÇÃO. Que não cai nesta vida de paraquedas por falta de emprego ou não ter conseguido uma bolsa de mestrado...



Bom.. não podia acabar este post sem falar de alguns alunos que tornaram-se mais que amigos... os que já me viram chorando, o que já vi chorar... os que fugiram comigo mais que embalados por umas Skol... os que partilharam boas risadas em churrascos comigo ou a agonia de um professor carrasco... aos que me levaram flores em sala-de-aula em dia de avaliação depois de uma queda feia e um grande machucado nas costas... e o único exclusivo que se tornou o meu grande amor...

5 comentários:

julianadiasw disse...

Amei o post Raquel...parabens professora...esse foi meu primeiro dia do professor e já estou apaixonada, sei que não será fácil, mas está sendo compensador...estou AMANDO...

Livia D'Avila disse...

A tarefa e difícil, mas quando um aluno volta um tempo depois dizendo que ele mudou algo, que cresceu, que ganhou uma nova vaga.... e que a gente teve importância naquilo.... ..... paga tudo! todo o esforço, todas as horas preparando aula, cada livro que a gente leu, cada minuto dedicado....Parabens Raquel!

.raven. disse...

Tudo lindo! E vc sempre romântica =D

.Kel. disse...

parabéns para todas nós professoras gurias! cada uma da sua maneira e no seu ritmo.. mas todas com muito amor :)

bjuss

ps:Má este é o meu lado pisciano hehehehe bjusss

Magda disse...

Ah Kel, tu sabes que não me ensinou só matemática financeira né? Me ensinou que uma parede por fora pode ser assim pelas coisas que já passou ou que perdeu, mas que por dentro tem um coração molinho, que vaza por esses olhos cor de céu, me ensinou que desistir nem pensar, "imagine as possibilidades da vida", me ensinou que acreditar e gostar faz o coração ser maior que o oceano, me ensinou a roubar skol, sempre com um sorriso no rosto hahaha, e não é porque a gente tá longe ou porque escrever bonito em um blog é uma coisa bacana, não é por nada disso e sim por tudo que tu me ensinou que tu és um dos meus grandes exemplos,

Te gosto pra dedéu!

Beijão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...