segunda-feira, agosto 23, 2010

Tabarca

Enquanto estivemos no congresso em Benidorm, eu e o Nei demos uma fugidinha em uma ilha que vimos em alguns anúncios pela cidade: a ilha de Tabarca.

Tabarca é uma pequena ilha no mar Mediterrâneo que pertence a província de Alicante e possui em torno de 90 habitantes. Ao seu entorno encontra-se a reserva marinha de Tabarca, declarada Zona de Proteção Especial para as Aves da UE, agora eu sei porquê fomos atacados por algumas gaivotas :P. 
 
A água, como em Benidorm é muito clara de um azul encantador, encontramos alguams pessoas mergulhado com snorkel por lá.  


O extremo oeste da ilha é selvagem e vazio, guardado por uma torre de vigia do século 18 e um farol remoto, neste ladinho da ilha nos sentimos quase no Lost. No extremo existe uma bonita vila muralhada de Nova Tabarca, mas não tivemos oportunidade de apreciar, acabamos nos detendo do lado "deserto" da ilha.  

Perto do porto tem um conjunto de restaurantes de frutos do mar agitado e na sua traseira encontramos a  única praia da ilha de areia, onde meu amorzinho resolveu dar um mergulho.


Dizem que a ilha já foi de refúgio de piratas até presídio tendo depois seus prisioneiros libertados para formar uma das primeiras populações livres da ilha. No século 19 chegou a ter por volta dos 1000 habitantes o que deveria ser uma loucura para o lugar. Hoje com sua população reduzida a menso de um décimo a principal atividade da população local está relacionada com a pesca eo mercado de peixe do porto de Santa Pola, e o turismo é principal fonte de renda da ilha durante o verão, especialmente julho e agosto.

Um comentário:

Chisca disse...

Estive em Benidorm à muitos anos atras e não conhecia a ilha... esta-me a parecer que tenho de lá voltar... Muah

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...