terça-feira, março 30, 2010

Um passeio por Niterói... - III

O domingo acabou com a visita ao conjunto do Forte do Rio Branco, que é o quartel do 21º GAC.  No forte entramos em uma van que levam os visitantes ao Forte São Luiz e ao Forte do Pico.

Dizem que antigamente era permitido caminhar pela colina até o São Luiz, mas agora a trilha é aberta somente uma vez ao ano e segue do Forte São Luiz até a Fortaleza de Santa Cruz (a que está na foto lá embaixo) em uma espécie de passeio ecológico.

Nosso passeio foi exclusivo e guiado por dois soldados do exército brasileiro. Muito bom, pois nos contaram todas as histórias e curiosidades do local, e como éramos os únicos visitantes naquele horário foi bem agradável.


O Forte São Luiz, estabelecido no século XVI e finalizado no século XVIII. Uma curiosidade sobre seu portal é que foi todo construído em Portugal e as pedras foram enviadas para o Brasil em navios, todas numeradas para a montagem do quebra-cabeças na fortificação. 



Logo ao entrar é possível visualizar duas ruínas: uma era alojamento de oficiais e outra de soldados. Através de um posicionamento estratégico é possivel visualizar através das janelas de uma das ruínas o Pão de Açúcar e o Corcovado, o qual não existia quando o prédio foi construído.

A vista lá do alto é esplendorosa! Visão total da Baia de Guanabara e aina mata nativa no redor do forte. Montanhas e muita água... lindo...



Pena que já eram mais de 17 horas e o dia nublou, a sorte é que não choveu, pois se isso ocorresse ficaríamos presos lá pois disseram que a van não desce se a chuva é grande (não sei se é verdade).

A foto abaixo é da Pedra do Morcego, que tem esse nome por projetar uma sombra em forma de morcego na baia.

 
Como a presença portuguesa é constante, nos 90 e poucos foi inaugurado um painel português no forte. Aqueles painés clássicos de azulejos pintados de azul e retratando uma cena qualquer. Como o portal do forte, o painel foi feito em Portugal e foi numerado para ser montado no local.
 
Ao lado deste mural tem um busto condizente a historinha do painel: Fernando Pessoa.

No detalhe pode-se ver o clássimo poema que foi escrito.

Seguindo o caminho do Forte São Luiz, subimos mais um pouco e chegamos ao Forte do Pico  que foi inaugurado em 1770. Em 1775 é fundado, sob ordem do mesmo marquês, o Forte de São Luiz. Ou seja, primeiro foi construído no ponto mais alto o Forte do Pico (+- 230 metros de altitude) e depois um pouco mais abaixo o Forte São Luiz.

No Forte do Pico haviam os obuseiros, canhões que disparam em trajetória parabólica e com isso conseguiam atingir navios que se escondiam atrás de algumas ilhas no meio da baía.


Para acabar um ótimo domingo... fomos descansar... juntinhos...

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...