Durante a chutada de balde além de piscina e comilança tive direitoa um passeio a Óbidos. Manhã e parte da tarde na piscina, e depois saímos em 2 carros de Santarém, passando em Óbidos e indo jantar em Peniche, delícia de dia! Sorte que no verão os dias são bem longos e não precisamos torrar no sol durante o passeio.
Assim que se entra na cidade depara-se com a Rua Direita, a qual possui este nome dese o século XIV. Passando o portal encontrasse a esquerda uma escadaria que nos leva ao topo da muralha e de onde se tem uma vista aérea inteira da vila.
As casas caiadas de branco com barras coloridas, enfeitadas com flores, janelinhas com cortinas bonitinhas, deixam todos os cantinhos aconchegantes. Óbidos conserva séculos de história entre suas muralhas, sendo sua origem no século I, já tendo sido ocupada por vários povos. Já foi local escolhido pelos reis para descanso e refúgio político e hoje abriga no castelo desde 1950 adaptado à primeira pousada histórica do país.
Caminhar e explorar cada uma das ruelas é encantador, e andar no alto das muralhas nos permite uma vista extraordinária.
Uma coisa que não fiz por puro esquecimento e encnatamento foi beber a bebida local “ginjinha de Óbidos” que dizem ser um delicioso licor típico.
Curiosidade Matemática: Saindo da rua Direita em direção a Fortaleza há a Torre do Relógio, que serviu também de casa forte do arquivo e imposto da câmara, tendo o Rei D. João III instalado ali uma espécie de universidade dedicada à Matemática e Arquitetura.
Dizem que a Vila de Óbidos é considerada ponto de encontro para eventos culturais como concertos, exposições, para a Feira Medieval, o Festival Internacional do Chocolate, teatro e, especialmente, para as solenidades da Semana Santa. Ou seja, motivos não faltam para uma nova visita, quem sabe quando alguém ai vier me visitar :)
6 comentários:
Me lembrou Olinda, a foto com as casas coloridas....
E adorei a parte do Festival de Chocolate! :)
bjs
Oi Raquel,
Eu iria adorar conhecer Portugal. Gosto de lugares históricos milenares. Mas essa ainda não é a minha vez.
Bjo e obrigado pelas visitas ao Voz.
Eu, eu, eu vou, vou levar minha pedrinha pra ela ver que um dia pode ser parte de um castelo! ahuehauehauhe
Saudadona!
Beijão
Eu ia te visitar, mas a senhora não para quieta! Coisa séria! Hahaha! Beijos e tô te esperando!
Raquel, que belas imagens, muito bom visitar novos lugares, ver novas paisagens...
Bom fim de semana.
Adoro quando vocês todos passam aqui pelo blog! magina se pudessem todos me visitar de verdade aqui :)
Beijos
Postar um comentário