quinta-feira, junho 04, 2009

Braga Romana

No último final-de-semana houve aqui em Braga um evento que relembra a época de colonização romana da região. Braga é das mais antigas cidades de Portugal e uma das cidades cristãs mais antigas do mundo; fundada no tempo dos romanos com o nome de Bragara Augusta, e tem mais de 2000 anos de história como cidade.


A festa Braga Romana serve para "reviver" parte do seu passado e com isso conseguir moviementar o comércio, mas a vista de alguns é um verdadeiro disparate uma cidade recordar a época que era dominada pelos romanos, uma época em que os governantes romanos escravizavam os com menos condições e em alguns casos decaptavam mulheres e crianças em praça pública para impor respeito.


O intuito desse evento é reviver o passado de Bracara Augusta regressando há época em que integrava o Império Romano, tranformando o centro histórico novamente ao tempo que era a capital da província Gallaecia. Entre mortos e feridos é um evento divertido! No centro da cidade é recriado um mercado romano com atividades circenses, apresentações de teatro, cortejos, shows diversos e ainda exércitos romanos e figuras mitológicas aparecendo do nada no meio da multidão.


O comércio é ótimo, cheio de tendas árabes, orientais, de artesanato e comida... não sei se era assim na época romana, mas dá vontade de levar tudo para casa. Confesso que entre as tendas que mais me agradaram foram as árabes, com roupas e acessórios lindos, acho qeu boa parte de Marrocos.




Entre os produtos artesanais encontrei a boa e velha jeropiga como a produzida na Ilha dos Marinheiros, produto fruto da colonização portuguesa ocorrida por lá.





Completando o passeio fizemos algumas fotos e comemos uma bifana como a da foto, confesso que essa foto é do oráculo Google pois na hora a fome estava grande e esqueci de fotografar.




Para fechar o post: 3 brasileiras e uma colombiana nas ruas de Braga, e um brasileiro empunhando a máquina :)

2 comentários:

Fran disse...

Quero irrrrrr contigo! Adorei a Jurupinnga!!! hahahahaah

.Kel. disse...

huahua Vem me visitar Fran! Agendem uma viagem antes de voltarem ao Brasil :P Bjusss

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...