segunda-feira, janeiro 05, 2009

Suiça, Alemanha e Austria

Meus 20 dias na Itália se tornam em alguns dias na Itália partilhados com outros na Suiça, Alemanha e Austria... Como há sempre mudança de planos e muitas estradas para nos perdermos, meu final-de-ano (será que tem hífen??) e início de outro foi assim...

Existem coisas que sempre pensei que veria quando estivesse no 1º mundo: ruas limpas, pessoas educadas, sem pessoas pedindo... mas como o mundo é mundo e todos que vivem nele são meros mortais nem tudo são flores... Seja em Zurique ou em Munique sempre tem um canto pixado ou alguém pedindo alguma coisa...

Nesses lugares todos 3 coisas me marcaram como sendo exemplares: a segurança, os transportes e as estradas. A segurança e a sensação de estar seguro jamais teríamos no Brasil. Parar o carro em qualquer lugar e caminhar com máquinas fotográficas a vista não tem preço... A pontualidade dos transportes também é algo incrível!!! Os trens e ônibus passam nos horários corretos, além de sempre haver uma lista com os horários. Já viajar de carro é rápido e tranquilo, todas as estradas são em perfeitas condições e percorrer 400 km em algumas horas sem ter que cuidar os buracos e ultrapassagens é perfeito... Pois é... coisas que só tem no primeiro mundo...

E quanto a pessoas bonitas o RS não fica atrás de nenhum desses lugares não... No norte da Itália as pessoas não são bonitas, na Suiça e Alemanha até tem gente mais bem apessoada, mas nada que diga: "Óh que homem lindo!!" ou "Quanta mulher bonita!!" e na Austria sabe que nem reparei nas pessoas, afinal foi um dia rápido...

Cada um dos lugares visitados tem algo que posso guardar para sempre:

  • na Itália meu primeiro (e único) dia de esquiadora...
  • na Suiça meu primeiro reveillon com frio e neve sem nenhum ritual de passagem (aqueles de todo ano.. vela, listinhas blá, blá, blá..)...
  • na Alemanha minha primeira cerveja alemã...
  • e na Austria o quadro da Sissi que vi nos filmes quando criança (um dia fui romântica e assisti Sissi, Sissi a Imperatriz e Sissi e seu destino!!!)
E para constatar uma pergunta que "eu mesma me fiz" (que português horrível!!!) já sinto saudades da minha casa em Portugal... pois é ... coisas da vida...

Quem quiser fotos e descrições mais detalhadas dos passeios vai no blog da Tita ela coloca os detalhes dos lugares e muitas fotos :) (e facilita a vida hehehehe)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...