domingo, janeiro 11, 2009

Fases da lua


Hoje aprendi uma coisa que em 30 anos de vida pensei que fosse diferente (e óbvio o bastante na minha mente): as fases da lua em diferentes hemisférios. Na minha cabeça (medíocre) quando era lua cheia no hemisfério sul ela seria nova no hemifério norte. Desculpem minha ignorância sobre o assunto, mas pensava isso sem precisar pensar ou elaborar teorias, é assim e pronto...

Hoje decidi que queria tirar as pontas do cabelo, e sempre fiz isso na lua crescente, dai pensei dois segundos e me perguntei: "Que fase da lua estamos? É a mesma do HS?". Momentos de tensão, e questões mil na mente: será que sou tão burra assim? como não sei isso? é obvio que não!! é obvio que sim!!! dúvida cruel!!! Qual afinal é a fase da lua???

Ainda bem que tem o bom e velho oráculo Google existe e me retornou esse site para leigos como eu Astrothon, que diz o seguinte:

Observando as formas das fases da Lua do hemisfério norte e do hemisfério sul

As fases lunares acontecem igualmente para todos os lugares da Terra. Quer dizer que quando é Lua Cheia num local, será Lua Cheia para todos os locais da Terra, nesse mesmo instante.

O único que muda, é a imagem vista segundo o hemisfério onde se encontre o observador.

No hemisfério Norte o aspecto da Lua é invertido em relação ao visto por um observador no hemisfério Sul. Isto é mais relevante quando a lua está no quarto crescente ou minguante.

No hemisfério Sul quando a Lua está crescente tem a forma de uma letra “C” e quando está decrescente a forma de um "D" ou de um C ao contrário.

No hemisfério norte é o contrário. Para visualizar isto é só escrever uma “C” em uma folha e observar de cabeça para baixo ou o que é mais simples inverter a folha (giro de 180 graus).

A lua é a mesma.. se eu hoje olhar para a lua cheia que estará no céu, ela também poderá ser vista por alguém lá no hemisfério sul.. vou dizer para malinha :)

10 comentários:

.raven. disse...

Viva o oráculo G!! Quem nção sabe usar isso como oráculo é pq não sabe o q perguntar, não é, Kel? Acredita q tem gente q ainda não se acha com o oráculo G? Huahuahuahua... Acho q no fundo as pessoas não sabem nem o q querem saber... Enquanto isso...quem sabe, usa e faz a festa!!! Gostei da "curiosidade"... Mas, intuitivamente, eu pensaria q são iguas as fases mesmo.... hehehehe...Bjuuuu

.Kel. disse...

Pois é meu intuitivamente nao funcionou hahaha

Leonardo disse...

Eu imaginava que a lua nova e cheia teriam que ser iguais pra todo mundo mesmo. Mas achei muito interessante essa parte:

"Para visualizar isto é só escrever uma “C” em uma folha e observar de cabeça para baixo ou o que é mais simples inverter a folha (giro de 180 graus)."

Muito bom. É como se a lua fosse um C escrito na tal folha de papel acima da linha do equador. Quem está em um hemisfério vê o C e quem está no outro vê o D. Quem está no equador, imagino, vê a lua diretamente acima de sua cabeça, e portanto, dependendo se "está virado" para o sul ou para o norte, vê o C ou o D. Muito legal!

.Kel. disse...

Gostei desse post pois todos sempre dizem "eu achei" ou "intuitivamente". Até agora com todas as pessoas que conversei a respeito nao encontrei uma que diga : "ah!! eu sabia!" hehehe

.raven. disse...

hehehehe... É que estamos iniciando nossas vidas como seres globais... mas se vc conhecesse algum astrônomo, provavelmente, ele saberia disso ;)

Léli disse...

Nunca tinha pensado sobre isso... mt interessante!

Ah, e o Viva o Google, não sei como antes poderíamos viver sem ele! rsrs

Bjão

.Kel. disse...

Não se minha posição geográfica não favorece, mas ontem a minha lua era só a metade superior, não era nem direita nem esquerda :S !! Talvez isso seja mais uma das coisas estranhas de Portugal!

Leonardo!! Ve a lua ai na Itália e diz como ela está e se a "teoria" do post funciona!!

Leonardo disse...

Aqui estava um C hoje de manhã.

Sara disse...

Como ficou bonito aqui.
beijos

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...