domingo, janeiro 11, 2009

Fases da lua


Hoje aprendi uma coisa que em 30 anos de vida pensei que fosse diferente (e óbvio o bastante na minha mente): as fases da lua em diferentes hemisférios. Na minha cabeça (medíocre) quando era lua cheia no hemisfério sul ela seria nova no hemifério norte. Desculpem minha ignorância sobre o assunto, mas pensava isso sem precisar pensar ou elaborar teorias, é assim e pronto...

Hoje decidi que queria tirar as pontas do cabelo, e sempre fiz isso na lua crescente, dai pensei dois segundos e me perguntei: "Que fase da lua estamos? É a mesma do HS?". Momentos de tensão, e questões mil na mente: será que sou tão burra assim? como não sei isso? é obvio que não!! é obvio que sim!!! dúvida cruel!!! Qual afinal é a fase da lua???

Ainda bem que tem o bom e velho oráculo Google existe e me retornou esse site para leigos como eu Astrothon, que diz o seguinte:

Observando as formas das fases da Lua do hemisfério norte e do hemisfério sul

As fases lunares acontecem igualmente para todos os lugares da Terra. Quer dizer que quando é Lua Cheia num local, será Lua Cheia para todos os locais da Terra, nesse mesmo instante.

O único que muda, é a imagem vista segundo o hemisfério onde se encontre o observador.

No hemisfério Norte o aspecto da Lua é invertido em relação ao visto por um observador no hemisfério Sul. Isto é mais relevante quando a lua está no quarto crescente ou minguante.

No hemisfério Sul quando a Lua está crescente tem a forma de uma letra “C” e quando está decrescente a forma de um "D" ou de um C ao contrário.

No hemisfério norte é o contrário. Para visualizar isto é só escrever uma “C” em uma folha e observar de cabeça para baixo ou o que é mais simples inverter a folha (giro de 180 graus).

A lua é a mesma.. se eu hoje olhar para a lua cheia que estará no céu, ela também poderá ser vista por alguém lá no hemisfério sul.. vou dizer para malinha :)

9 comentários:

.raven. disse...

Viva o oráculo G!! Quem nção sabe usar isso como oráculo é pq não sabe o q perguntar, não é, Kel? Acredita q tem gente q ainda não se acha com o oráculo G? Huahuahuahua... Acho q no fundo as pessoas não sabem nem o q querem saber... Enquanto isso...quem sabe, usa e faz a festa!!! Gostei da "curiosidade"... Mas, intuitivamente, eu pensaria q são iguas as fases mesmo.... hehehehe...Bjuuuu

.Kel. disse...

Pois é meu intuitivamente nao funcionou hahaha

Unknown disse...

Eu imaginava que a lua nova e cheia teriam que ser iguais pra todo mundo mesmo. Mas achei muito interessante essa parte:

"Para visualizar isto é só escrever uma “C” em uma folha e observar de cabeça para baixo ou o que é mais simples inverter a folha (giro de 180 graus)."

Muito bom. É como se a lua fosse um C escrito na tal folha de papel acima da linha do equador. Quem está em um hemisfério vê o C e quem está no outro vê o D. Quem está no equador, imagino, vê a lua diretamente acima de sua cabeça, e portanto, dependendo se "está virado" para o sul ou para o norte, vê o C ou o D. Muito legal!

.Kel. disse...

Gostei desse post pois todos sempre dizem "eu achei" ou "intuitivamente". Até agora com todas as pessoas que conversei a respeito nao encontrei uma que diga : "ah!! eu sabia!" hehehe

.raven. disse...

hehehehe... É que estamos iniciando nossas vidas como seres globais... mas se vc conhecesse algum astrônomo, provavelmente, ele saberia disso ;)

Léli disse...

Nunca tinha pensado sobre isso... mt interessante!

Ah, e o Viva o Google, não sei como antes poderíamos viver sem ele! rsrs

Bjão

.Kel. disse...

Não se minha posição geográfica não favorece, mas ontem a minha lua era só a metade superior, não era nem direita nem esquerda :S !! Talvez isso seja mais uma das coisas estranhas de Portugal!

Leonardo!! Ve a lua ai na Itália e diz como ela está e se a "teoria" do post funciona!!

Unknown disse...

Aqui estava um C hoje de manhã.

Anônimo disse...

Como ficou bonito aqui.
beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...