terça-feira, dezembro 23, 2008

Mercado de Natal in Trento e Bolzano

Esta época do ano tudo está enfeitado para o Natal, luzes, bolinhas, laços.. tudo bonitinho... Nunca passei um Natal sem ter calor, praia e churrasco no dia seguinte, mas este ano será diferente: um primeiro Natal frio.

A neve não vem para os próximos dias, mas mesmo para dar uma saidinha e ver as feirinhas no fim do dia ou a noite é preciso de um bom cachecol, toca, luvas e casaco.

Se eu fosse visitar nesta época do ano uma feira de Natal no Brasil certamente estaria de blusa de alcinhas e no máximo um casaquinho caso "refrescasse".

Para mim todas as feirinhas de artesanato são iguais: artesões com seus trabalhos sendo alguns que dão vontade de levar para casa, uma parte com comida e bebida e muita gente providenciando suas compras, não difere de qualquer outra que já tenha visto.

Alguns trabalhos são verdadeiras obras de arte e de paciência: fazer bichinhos e bonecos de 1 cm escuplidos na madeira é bárbaro! Mas outros tão normais e inacabados como em qualquer outro canto...

O lado bom do frio é que sempre precisamos de "algo" quente para aquecer e aqui encomtramos praticamente um quentão!!! E quentão no bom estilo gaúcho, não aqueles com vinho branco que tem no resto do Brasil: quentão de vinho tinto mesmo, com cravo, canela e gosto muitoooo similar ao nosso, recebendo o nome de Vinho Brulé.

Acho que só não leva cachaça ou outro destilado qualquer por ser feito com um vinho forte e este que tomamos ao invés de ser adoçado com açúcar foi usado mel.


E como o que mais fazemos é comer, quando fomos ao merdado de natal de Bolzano acabei provando um chocolate quente, bom mas nada excepcional e um cachorro-quente diferente, se é que posso chamar de cachorro-quente.

Recebemos uma badeja com um pão, uma linguiça (essa tinha queijo dentro) e o acompanhamento que quiseres, mostarda e catchup.

E come com a mão... cortando a linguiça e o pão aos pedaços e vai comendo... A linguiça estava muito boa, mas bastante forte, a mostarda também gostei, só o pão que podería ser um pouquinho mais macio.

Agora é esperar pelo Natal... que ainda acho que será meio triste , mesmo que esteja com amigos muito queridos... Natal com frio e longe de pessoas que queria perto só tem que ser triste...

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...