sexta-feira, outubro 10, 2008

Trote português

Uma atividade que achei muito interessante na Universidade do Minho são os trotes aplicados aos "caloiros": a praxe acadêmica, que é conjunto de tradições, usos e costumes de uma comunidade acadêmica portuguesa. Essa tradição surgiu na Universidade de Coimbra e no ano de 1727 com investida um tanto quanto enérgica e foi proibida dor D. João V devido a morte de um aluno dizendo:
"Hey por bem e mando que todo e qualquer estudante que por obra ou palavra ofender a outro com o pretexto de novato, ainda que seja levemente, lhe sejam riscados os cursos."
Já no século XIX retornaram já com os termos de "caçoada" e "troça", tornaram a parar por alguns períodos sendo interrompida durante alguns períodos e voltando efetivamente por meados dos anos 70. Hoje exitem vários movimentos "anti-praxe" com os "anti-trote" no Brasil, mas confesso que não sei se adianta muito.

O engraçado disso tudo é andar na rua e ver um bando de doido com o "fato" apropriado: o traje. E pelo que fiquei sabendo, cada Universidade tem o seu, com suas respectivas insignias e o pior de tudo: dura praticamente o ano todo!!! Só acaba na festa do "enterro da gata".

1) Estas fotos são do "trote" com os veteranos de "fato" apropriado zanzando de preto com uma capa e um chapéu de 3 pontas.. coreando os "caloiros".



Podem olhar também este video do Youtube:



2) Durante o ano ainda tem outros eventos, um deles é o cortejo, para o enterro da gata, onde alguns cursos (aqui no Minho pelo menos) acabam dançando o Haka como guerreiros Maori, em praça pública e até mesmo dentro do chafariz!!! Outros na latada jazem uma reverencia a estátua de um Papa por aqui.. ainda não sei como funciona muito bem :S

segundo o wikkipedia :
O Haka são todas as danças típicas do povo Maori em que os homens se colocam à frente das mulheres. Estas fazem o apoio das vozes nas costas dos homens. É uma dança que demonstra a paixão, o vigor masculino e a identificação com a raça. É usada tanto para dar boas vindas a visitantes quanto para intimidação de tribos inimigas.






3) E por fim é o "enterro da gata" que se passam vários dias com Juramentos e uma grande cerimônia para os "caloiros" passarem a veteranos... e a festa tem shows por algum tempinho. Ano passado teve show do Gabriel o Pensador no enterro da gata de Braga.





4 comentários:

Patricia disse...

Povo doido!!
Ainda bem que fiz Engenharia no Brasil heheheeh
Beijos, beijos

Sara Graciano disse...

Ahaha adorei. Doidos pelo mundo!
beijos

Unknown disse...

Legal. Eu defendo os trotes. Feitos com bom senso são uma festa. Um momento e uma situação únicas. É como torcida de futebol. Se as pessoas sabem se divertir é muito legal. Infelizmente sempre tem uns que não sabem. Eu acho que tem que punir os excessos, sem proibir as tradições populares.

Patricia disse...

Vocabulário portugueis! hehehehehhe

http://somente-lipe.blogspot.com/2008/03/falamos-mesma-lingua.html

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...