domingo, outubro 19, 2008

Pitões das Júnias

Já que não adianta ficar em casa pensando no que ficou no Brasil, decidi conhecer o que Portugal me proporciona. Como sempre gostei de caminhar e sempre o fiz sozinha, aqui encontrei o "esporte" perfeito: caminhadas em grupo!!! Uma vez por mês tem um grupo de pessoas que organizam caminhadas "ecológicas", a Aventura da saúde, associação juvenil. Este final-de-semana o passeio programado foi para Pitões da Júnia.


Pitões das Júnias é uma aldeia situada no norte de Portugal, dentro do Parque Nacional Peneda-Gerês, Trás-os-Montes, , junto à fronteira com a Galícia (Espanha). Faz parte do Concelho de Montalegre, Distrito de Vila Real. A sua origem confunde-se com a do Mosteiro de Santa Maria das Júnias, entre os séculos IX e XI. O mosteiro fica há uns 600 metros do centro da aldeia.


É uma aldeia medieval toda construída em pedra. A localização no extremo norte de Portugal, e o clima não tão agradável durante o inverno, contribuiram para a imigração e assim a aldeia manteve-se com sua pequena população e o aspecto medieval. As construções em pedra e a beleza natural do lugar deram início nos anos 90 ao turismo ecológico na região.

O lugar é tão bonitinho e o mais legal é ver as vaquinhas (sendo bondosa, os bichos são muitooo grandes) com os sinos no pescoço passeando pelas ruas.

A caminhada não foi fácil, o objetivo era chegar na Capela de São João de Fraga mas eu não consegui, desisti na fase final ;)

Tudo começou com uma primeira passada no Mosteiro e depois uma rápida passada na cascata de Pitões, que para chegar no "miradouro" tem um caminho feito de madeira, mas o resto do percurso é trilha mesmo.

Como tudo isso é em montanha, desce para ver algo e depois volta a subir para pegar a trilha novamente, uma dessas trilhas que foi tomada não era a correta e tivemos que caminhar um bom tanto amais para encontrar a trilha verdadeira. Me senti brincando de aventura no meio da horta do vô, foi muito divertido, com alguns arranhões de andar no mato fechado, mas inteira.

Na última etapa eu abortei a missão: não fui até a capela, mais ou menos 1/2 hora para ir e 1/2 hora para voltar, fiquei com algumas outras pessoas descansando, definitivamente não estou acostumada a andar em montanha e totalmente fora de forma pois não caminho desde o verão!!! O lugar que deveria ter ido é o pontinho branco no alto desse moro, gostaria é saber quem foi que mandou construir a capela lá no alto e quem foi o infeliz que teve que levar material para a construção até lá!!! Não se sabe ao certo quem fez e quando foi feita, mas os moradores de Pitões das Júnias cumprem todos os anos uma tradição religiosa cuja origem se desconhece: sobem ao alto da serra com mais de 1000 metros de altitude e rezam uma missa em honra de São João de Fraga, após isso descem e lancham em um carvalhal onde deixam a comida antes de subir, viu... tem doido pra tudo..

A volta foi bastante cansativa mas rápida, meu coração parecia que ia sair pela boca nas subidas!!! E sempre que olhava uma descida a desilusão era maior ainda, pois sabia que a aldeia fica no topo, ou seja... ia ter que subir mais uma vez no final :S

Resultado do dia: alguns arranhões, roxos e sem pernas!!! Gostei! Até acho que vou na próxima ;)

9 comentários:

Patricia disse...

Só vi as fotos, estou caindo de sono...amanhã eu leio, mas gostei da iniciativa!!
Bacio
Bacio

.Kel. disse...

:) bjus

Mari disse...

Isso mesmo, Kel! Aproveita o q tem de bom e nos mate de inveja com fotos lindas! Toda vez q olho o blog da Tita fico pensando o pq raios não fui fazer doutorado na Europa??? E não esquece, 2010 eu tô aí! beijos!

Patricia disse...

Isso mesmo!! Treina molto, assim tu te prepara para as montanhas de Trento! hauahu

Bacio

Ângela disse...

Como as gurias disseram, aproveita!!!
Eu sei bem o que é ter uma vida virtual, mas nunca deixei de fazer um passeio pra ficar na frente do computador... Passear, conhecer lugares e pessoas diferentes ajuda a amenizar a saudade.
E tira (e posta) fotos da tua cidade, bairro, universidade!!!!
bjs

Anônimo disse...

Oi Raquel, passei por aqui e já percebo que vc está muito bem aí em Portugal!
Está até mais bonita do que já é...
Gostei de te ver assim feliz!
bjs
Julius

Anônimo disse...

Oi Raquel, passei por aqui e já percebo que vc está muito bem aí em Portugal!
Está até mais bonita do que já é...
Gostei de te ver assim feliz!
bjs
Julius

Sara Graciano disse...

ótimo conhecer novos lugares através dos olhos e palavras alheias!

beijos

Unknown disse...

Oi .Kel., como tu viste lá no meu blog, eu também adoro esses passeios na natureza. E a subida, apesar de cansativa, é o que faz valer a pena. É muito bom chegar no topo, respirar fundo e curtir o visual "conquistado" durante a subida. É bom também o almoço ou jantar ou o sanduiche que se come depois. Parece que as coisas tem mais valor quando se está cansado. Eu acho esse tipo de passeio muito bom, e recomendo a todos. Acho que deves ir no(s) próximo(s) sim. Ah, e essa tua foto aí? Com esses teus belos olhos claros daqui a pouco vai ter leitor do teu blog se apaixonando...

Beijo ;-)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...