sábado, julho 19, 2008

LaTeX - O que e para que?

Atuando na área da matemática e cheia de equações "bonitinhas" para escrever resolvi que deveria aprender a usar o \LaTeX. Agora, concluindo o mestrado em Modelagem Computacional, confesso que estou penando um pouquinho para deixar os estilos que encontro com a cara que eu quero.

Nesse meio de caminho acabo esquecendo de algumas coisinhas que aprendi, assim sempre que "lembrar" vou colocar aqui essas descobertas, uma forma de eu lembrar e ainda contribuir para que os outros consigam usá-lo.

O \LaTeX é um pacote feito para a preparação de textos de alta qualidade, especialmente para textos matemáticos. Foi desenvolvido por Leslie Lamport a partir do programa TEX criado por Donald Knuth.
Em processadores de texto com o Word digitamos os textos desejados e pode ver logo no estágio de entrada do texto o resultado final, com as atribuições que fazemos (itálico, tamnho de fonte, negrito, parágrafos....) e a idéias é que o texto será impresso como esperado (nem sempre acontece heheh) . Este método é chamado "\what-you-see-is-what-you-get" ou simplesmente WYSWYG.
Outro conjunto de processadores faz com que o processamento de texto ocorra em duas etapas, neset grupo de processadores que o \LaTeX se encaixa. O primeiro passo é digitar o texto com comandos de formatação escritos em um arquivo fonte em um processador de texto qualquer (bloco de notas, word, ...), este aquivo deve ser salvo com extensão .tex . A segunda etapa consite em compilar este arquivo usando uma implementação \LaTeX qualquer, em geral Miktex. Daí é só visualizar seu texto em pdf, ps, dvi, cada um escolhe.

Já me perguntaram "pra que usar isso" ? Respondo, pode ser difícil aprender, mas o resultado intermediário e final é ótimo. Aquelas chatices de formatação podem ser resolvidas usando um estilo próprio: a capa, folha de rosto, lista de tabelas e todos os chalalás da monografia, dssertação, tese, já saem prontinhos. Sem qualquer preocupação de "mudar a formatação" se alterar a fonte, margens ou outras coisinhas básicas.



Conceitos básicos

TEX (pronúncia correta igual ao inglês tech) é o programa de computador que faz a conversão de um arquivo de texto com marcas de formatação para um arquivo imprimível contendo a descrição da página. Atualmente o TEX original é considerado obsoleto, e a maioria das distribuições usa o pdfTEX de Han The Tan em seu lugar.

LATEX (pronúncia correta lay tech) é uma linguagem de macro que facilita o uso do TEX por leigos (aliás a primeira sílaba do nome se pronuncia exatamente igual à palavra inglesa lay, que significa "leigo"). Cada comando LATEX é um atalho para um conjunto de comandos TEX.

ConTEXt (pronúncia correta é context mesmo) é outra linguagem de macro para facilitar o uso do TEX por leigos que está sendo desenvolvida.

site: http://www.tex-br.org/index.php/Apresenta%C3%A7%C3%A3o



Muito em breve terá a continuação...

2 comentários:

Patricia disse...

Faz um post sobre data mining, genes, estatística e biclustering?????? para ontem???

BEIJOS!!

.Kel. disse...

um post de estatística vai bem, mas a minha é Bayesiana, que até acho que é aque tu precisa, pois pra clustering (não sei se o biclustering vai no mesmo conceito) é a usada hehehe.

Quanto a genes, sabe que talvez trabalhe com eles no Phd??
bjus

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...