terça-feira, abril 15, 2008

E ai defende quando?!

Eta frasesinha infeliz.... outra que se junta a essa é a seguinte: "E ai o que vai fazer depois do mestrado?"

Essa fase entre escrever, defesa e pós-mestrado, acaba sendoum tanto quanto ingrata. Sei o que quero, mas como não sou daquelas que tem ou já teve "paitrocinio" nem sempre as coisas são fáceis.

Vou fazer doutorado, isso é certo, isto é fato. Mas as dúvidas são onde? quando? vai dar certo? E o problema não são as dúvidas, o problema é que as resouções começam a ser tomadas muito antes: tenho que fazer inscrições, pedir cartas de recomendação, enviar documentos, pedir bolsa, esperar... e ao mesmo tempo continuar a vida escrevendo a dissertação do mestrado.

Já passei em um doc , não tenho bolsa ainda, estou na insistência e atrás de outros docs (acabei de me inscrever em mais 2). A diversão foi ontem tendo que escrever :"Quais as minhas motivações para ingresso no doutorado" , foi difícil escrever, mas vou colocar aqui alguns trechos do que pensei no papel ;)>

"A principal motivação para a realização de um curso de doutorado é por ter a feliz convicção de que aprender, pesquisar, produzir e disseminar conhecimentos é o algo que vale a pena de ser feito.

Minha formação acadêmica é de certa forma bastante ampla e ao mesmo tempo completa e integrada. Sou técnica em Processamento de Dados, e já atuei como docente durante dois anos nesta área no Colégio técnico Industrial Professor Mário Alquati (www.cti.furg.br), sendo este uma instituição de ensino médio e técnico federal. Cursei na Fundação Universidade Federal do Rio Grande – FURG (www.furg.br) Licenciatura Plena em Matemática, onde lecionei, também por dois anos para alguns cursos de graduação como Administração, Economia, Matemática. Na mesma Universidade cursei outra graduação, Bacharelado em Oceanologia, curso de referência internacional, sendo o mais antigo e completo do Brasil na área de Oceanografia (www.oceano.furg.br). Ainda nesta instituição cursei uma pós-graduação em Educação Matemática e estou concluindo o mestrado em Modelagem computacional (www.modelagemcomputacional.furg.br). Em períodos concomitantes com os cursos de formação atuei como professora de graduação e pesquisadora de alguns projetos científicos.

...

A intenção de cursar um doutorado fora do Brasil, em particular este curso de doutoramento, é ter ao longo do curso oportunidades de pesquisar e debater, junto a profissionais, professores e pesquisadores respeitados, questões centrais para o desenvolvimento e verificação de métodos matemáticos que possam ser usados através do uso de ferramentas computacionais nas mais diversas áreas das ciências. Poder ampliar meu horizonte de trabalho, visto que embora trabalhe com profissionais conceituados internacionalmente, chegou o momento de eu conhecer outras instituições e centros de pesquisa.

...

Ainda acredito que depois de concluído o curso, destacando minha intenção de permanecer na carreira acadêmica e na pesquisa, obterei um título que me permitirá trabalhar profissionalmente, com melhor qualificação do que a que já tenho hoje.

... "


Esse é meu resumo resumido ;)... que venham as respostas.. que venham mais inscrições.. que venha o final da dissertação.. ai já cansei só de pensar ... huahuaaha

3 comentários:

.Má. disse...

Essa história de escrever cartas de intenção ou justificativas é muito interessante, porque é um momento muito pessoal, tanto o fato de escrever quanto a leitura dos "avaliadores"... Parecemos jóias sendo avaliadas...hehehe... O que vale é nossa "retórica" e marketing pessoal, coisa inclusive, para a qual não fomos treinadas.... Ai que a vida é enrolada.... =]

PatPouzada disse...

ihhh nem da bola pra quem vem incomodar com essa pergunta. se tudo na vida fossem certezas, o que seriam das coisas que acontecem ao acaso, e que normalmente sao tao gostosas de se vivenciar.
vai fazendo uma coisa de cada vez, um passo atras do outro. e qdo te perguntarem isso novamente, responde o mestrado vai bem, obrigada! e eu melhor ainda, hehehehe.
e qto ao texto pro doc, minha filha, eu resumiria isso tudo dizendo assim, se eu fosse tu: eu escolhi este doutorado por que sou muito boa e ele atende bem as minhas intenções profissionais. hehehe brincadeiras- com fundo de verdade- a parte ta bacana teu texto de mkt pessoal sim.
bjao.

.Kel. disse...

Tenho uqe vender meu peixe.. espero que convença os caras hahuaauh bjusss

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...