quarta-feira, novembro 28, 2007

Sagu

O sagu é um subproduto do amido da mandioca.
--------------------------------
Sagu - produto amiláceo extraído de várias espécies de palmeiras (Metroxylon app.). Quando preparado, a partir de outros amidos ou féculas, terá forma granulada e será designado pela palavra "sagu" seguido do nome do vegetal de origem, nos mesmos caracteres e tamanho da palavra "sagu";
----------------------------------
O sagu verdadeiro, feito com uma substância extraída de uma espécie de palmeira, é raro no Brasil. Aqui, o ingrediente é preparado com mandioca, e pode ser comprado e msaquinhos no supermercado ahuahuahu.
Notei que muitas pessoas só conhece m o sagu vindo aqui pro sul... conheci várias pessoas que achavam a sobremesa um tanto estranha quando encontrada em restaurantes.
Por desse post?!? Hoje fiz Sagu!!!
Receita:
- 3 xícaras de vinho tinto
- 3 xícaras de água
- cravo
- canela em pau
Deixar ferver...
-a adicionar um pouco menos de uma xícara de sagu
Conforme for cozinhando ele vai ficando transparente
Após uns 30 minutos de cozimento em fogo brando
-adicionar um pouco menos de uma xícara de açúcar
Mexer e deixar cozinhar mais um pouco.... (sempre dar uma mexidinha para não grudar!)
Desligar o fogo e servir geralmente frio :) com um creme, merengue, leite condensado ou puro mesmo, como a pessoa preferir
ps: deu uma saudade dos velhos com essa receita [:C]

4 comentários:

.Má. disse...

Ai que também me deu vontade.... Mas andei comendo algo bem difícil de comer por aqui.... Tapioca!!! Que também é de mandioca!!!

PatPouzada disse...

hehehe, rach anda super chef de cozinha, passando altas receitas. muito bom, hehehe. pena que eu não curta sagú. hehehe.
bjao

Mari disse...

Sagu é tão bom! Melhor q ele só ambrosia e arroz de leite! Lá em Manaus eles fazem sorvete de tapioca com as bolinhas de sagu (eu não gostei muito). Prefiro ou a tapioca (com manteiga ou leite condensado fica perfeita) ou o sagu (com creme).

Lidiane disse...

Eu gosto de mingau de sagu.
:)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...