quinta-feira, novembro 22, 2007

R project - O que é?!

Há alguns bons anos eu uso para meu trabalho uma linguagem de programação chamada R. Sempre que falo isso me perguntam:"- Qual o nome?!?!" e eu respondo "-R, o nome é R! R de Raquel!"

A modelagem da minha dissertação vai ser feita no R, ou melhor, já está sendo feita (comecei a programar graçassss a Deusssss!)

Assim quem quiser saber mais um pouquinho do R é só ler por ai.

O R é uma linguagem de programação criada originalmente para cálculos estatísticos e gráficos é também conhecida como GNU S – pelo fato de se basear na linguagem S de John Chambers do Bell Labs. Foi desenvolvida por Ross Ihaka e por Robert Gentleman na universidade de Auckland, Nova Zelândia, e é desenvolvida agora pela equipe do núcleo de desenvolvimento do R.
O nome R vem em parte do primeiro nome dos dois autores originais, e em parte como uma brincadeira com o nome da linguagem S-plus.
O R é distribuído de acordo com a licença publica GNU e disponíveis para as plataformas Microsoft Windows, Mac e Linux. Usa linha de comando embora diversos pacotes gráficos de usuários estejam disponíveis.
As potencialidades de R são prolongadas através dos pacotes submetidos pelos usuários com técnicas estatísticas especializadas, dispositivos gráficos, assim como programações conectadas as potencialidades de importação/exportação para diversos formatos de dados externos. Estes pacotes são desenvolvidos em R, LaTeX, Java, e frequentemente em C e Fortran. Um conjunto de pacotes é incluído com a instalação padrão do R e outros tantos disponíveis nos repositórios por toda rede.


Em uma busca simples no Google se acha muitoooo sobre o R.

2 comentários:

.Má. disse...

Eu achei o R super simples de usar nas aulas de Estatística, aquelas com seu chefinho lindo! =)

Achei mas simples e objetivo que usar o Excell por exemplo, e o Estatística que todo mundo usa...

Mas isso sou eu, todo mundo achava estranho como eu me dava tão bem no ambiente do R.
E era simples: ele é lógico e objetivo! Rápido e eficaz... Como não me dar bem com ele?!

Beijão!

Mari disse...

Eu tb não tive problemas com o R. Depois que a gente aprende, fica fácil de usar. O pessoal costuma não gostar, pq não entende de estatística e não pq o R é amlvado. beijão!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...