terça-feira, julho 21, 2009

The Graduate

Mas um dos filmes da lista dos 100... Esse filme é daqueles que nunca imaginei assistir, um filme com Dustin Hoffman novinho e com uma história simples.


Número 007 : A primeira noite de um homem (The graduate - 1967)

O diretor Mike Nichols conta a história de um jovem recém-formado que é seduzido por uma mulher de meia idade e posteriormente se apaixona pela filha dela. Com Anne Bancroft e Dustin Hoffman. Vencedor do Oscar de Melhor Diretor.


Após se formar na faculdade, Benjamin Braddock (Dustin Hoffman) retorna para casa. Indeciso quanto ao seu futuro, ele acaba sendo seduzido por uma amiga de meia-idade (Anne Bancroft) de seus pais. Mas na verdade ele está interessado é na filha (Katharine Ross) dela.


Título Original: The Graduate
Gênero: Comédia
Tempo de Duração: 105 minutos
Ano de Lançamento (EUA):
1967
Estúdio: Embassy Pictures Corporation
Direção: Mike Nichols
Roteiro: Calder Willingham e Buck Henry, baseado em livro de Charles Webb
Produção: Mike Nichols e Lawrence Turman
Música: Dave Grusin e Paul Simon
Direção de Fotografia: Robert Surtees
Desenho de Produção: Richard Sylbert


Anne Bancroft (Sra. Robinson)
Dustin Hoffman (Benjamin Braddock)
Katharine Ross (Elaine Robinson)
William Daniels (Sr. Braddock)
Murray Hamilton (Sr. Hamilton)
Elizabeth Wilson (Sra. Braddock)
Brian Avery (Carl Smith)
Walter Brooke (Sr. McGuire)
Norman Fell (Sr. McCleery)
Alice Ghostley (Sra. Singleman)
Richard Dreyfuss (Hóspede do hotel)

- Ganhou o Oscar de Melhor Diretor, além de ter recebido outras 6 indicações: Melhor Filme, Melhor Ator (Dustin Hoffman), Melhor Atriz (Anne Bancroft), Melhor Atriz Coadjuvante (Katharine Ross), Melhor Fotografia e Melhor Roteiro Adaptado.

- Ganhou 5 Globos de Ouro: Melhor Filme em Comédia/Musical, Melhor Diretor, Melhor Atriz em Comédia/Musical (Anne Bancroft), Melhor Revelação Masculina (Dustin Hoffman) e Melhor Revelação Feminina (Katharine Ross). Recebeu ainda outras 2 indicações: Melhor Ator em Comédia/Musical (Dustin Hoffman) e Melhor Roteiro.

- Ganhou o Grammy de Melhor Trilha Sonora Composta para o Cinema.


- O ator Robert Redford chegou a ser convidado para interpretar o personagem Benjamin Braddock, mas desistiu do papel por considerar que não conseguiria interpretá-lo com o ar de ingenuidade que o personagem pedia.

- Após a desistência de Robert Redford, o ator Charles Grodin esteve bem próximo de acertar sua participação em A Primeira Noite de um Homem e interpretar Benjamin Braddock, o que apenas não aconteceu devido a diferenças salariais entre o que Grodin pedia e o que o estúdio lhe oferecia.

- Quando interpretou o papel-título de A Primeira Noite de um Homem, Dustin Hoffman tinha 30 anos, enquanto que o personagem por ele interpretado tinha apenas 21 anos.

- Apesar de no filme parecer bem mais velha, na época das filmagens a atriz Anne Bancroft tinha 36 anos, apenas 6 a mais que Dustin Hoffman.

- A cena de abertura de A Primeira Noite de um Homem, quando Benjamin está na esteira de um aeroporto, serviu de inspiração para o diretor Quentin Tarantino que, 30 anos depois, fez uma cena similar na abertura de Jackie Brown.

extraído de: http://www.adorocinema.com/filmes/primeira-noite-de-um-homem/primeira-noite-de-um-homem.asp



Meu comentário

O filme é simples mas cheio de essência... Trata de um assunto banal, um jovem que apaixona-se por uma mulher mais velha, casada e de família muito próxima a sua. A ingenuidade transmitida por Dustin hoffman é ótima... parece realmente um cara totalmente inexperiente. Hoje acho difícil que um filme do mesmo gênero fosse indicado para tantos Oscar, o que é reflexo direto da grande mudança que a indústria do cinema passou nos últimos anos.

Quer saber se vale a pena ver esse filme? Vale e muito... ótima atuação desses ótimos atores em uma história banal.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...