sábado, junho 13, 2009

Santo Antônio era português...

E isso não é piada ou deboche... Santo Antôni nasceu em Portugal...

Quando criança, por volta dos meus 5 ou 6 anos ganhei da minha madrinha de crisma um quadrinho de Stº. Antônio de Pádua para "protezione di bambini" pelo que me lembro. Como a tia Marcella é italiana, e me trouxe o quadrinho de uma viagem a Itália sempre pensei que Santo Antônio fosse de lá (ainda mais com Pádua no nome), mas ele nasceu em Lisboa e morreu em Pádua.
Esse santo é considerado protetor dos pobres, auxíliar na busca de pessoas ou objetos perdidos e é amigo das causas do coração, daí dizem que é o Santo Casamenteiro.

A fama de ser casamenteiro surgiu, segundo alguns estudiosos da sua vida, pelo foto de ná sua época existir um decreto que dizia que toda moça que fosse casar a sua família deveria dar um dote. Como nem todos tinham condições financeiras para isso, somente as moças ricas casavam. Um belo dia ele teria ido conversar com o responsável pelo decreto e conseguiu que este fosse suspenso, possibilitando o casamento sem dote. Mas essa é só uma das possíveis "confabulações" sobre o assunto.


Então, como hábito, mais uma oração do Santo do dia :)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...