sexta-feira, junho 26, 2009

Países 1º e seu lixo exportados para os ótários dos 3ºs

O comércio no mundo está cada dia mais bizarro na minha humilde opinião. Chegaram ao porto de Rio Grande 740 toneladas de lixo "importado" da Inglaterra. Que beleza!! Vale a pena ler a reportagem aqui linkada pois é incrível a bondade desses sujeitos que ainda junto com seu lixo enviaram bilhetes com briquedos quebrados e sujos dizendo que deveriam ser doados as crianças pobres brasileiras, mas não esqueçam: lavar antes de usar!


Como senão bastasse o lixo produzido no Brasil ainda vem mais dos queridos países civilizados, pois é, se consideram superiores e civilizados por terem euros ou dólares a disposição... que os use para reciclar e dar um fim no seu lixo!

Inglaterra, Espanha, Itália entre outros exportam seu lixo para países da África, Europa oriental e Ásia, mas pelo visto a América do sul tem entrado na dança.

O que me irrita tremendamente é a postura nariz empinado dos cidadãos europeus que se colocam preocupados com o que os países terceiros estão fazendo com o mundo e não olham para seus umbigos procurando atalhos para se livrarem do que produziram. Com toda certeza para serem mais ricos e mais ainda basta pagar meia dúzia de euros por tonelada que vai parar no outro lado do mundo do que gastar algumas centenas de euros para poderem dar o fim correta para seus resíduos.

Sei que o Brasil não é exemplo de reciclagem, mas aceitar lixo dos outros é o cúmulo!

4 comentários:

Magda disse...

Eu nem sei quem é pior, se são os europeus tentando se livrar das sobras do seu exagerado meio capitalista de consumo, ou se são nossos políticos, que aceitam esse tipo de desaforo em troca de uns trocados, sem pensar que abriram as portas para um mercado totalmente devastador.

Minha monografia é sobre valoração ambiental, imagine dai a minha revolta com isso...

Beijo Kel.

.raven. disse...

Pois é.... essa história de países ricos exportarem seu lixo, não é nova. A diferença é que a informação corre mais rápido e ficamos sabendo. E tudo se resume em "falta de respeito diplomático", absurdos que ocorrem entre tomadores de decsão do governo, mas o movimento "popular" tem crescido e as pessoas andam bem menos ingênuas. Por isso eu acho que muita coisa pode e deve mudar!

Kel, cola isso no Bubbles!

E Magda!!! Muito bem direcionar os estudos da Economia ao Ambiente, afinal, o ambiente é o espaço comum é a primeira coisa que percebemos que nos liga uns aos outros!

Bjuuuu

Unknown disse...

É realmente um absurdo. Tanto da parte dos europeus como da parte da empresa "brasileira" que estava importando o lixo. Pra mim era caso de cadeia, mas provavelmente vai acabar em pizza, como sempre. Isso não é comércio Kel, é canalhice mesmo. Falta de vergonha na cara.

Beijo pra ti!

.Kel. disse...

Tomara que esses canalhas sejam punidos como devem.. e que no mínimo o lixo seja devolvido para seu destino para que resolvam o seu problema.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...