terça-feira, julho 22, 2008

LaTeX - Como começar a usar?

O primeiro passo para fazer o uso efetivo do LateX é instalar o MiKTeX e definir onde desejas escrever teu texto. Eu particularmente uso o Tinn-R por já usá-lo como editor dos meus códigos do R, outro dia eu falo sobre o Tinn-R. Assim, como já mencionei, o primeiro passo é como instalar o Miktex.

Mas o que é o MiKTeX?
O MiKTex é uma ótima implementação do sistema Tex/LaTeX para Windows, assim como o fpTex e pTex, sendo as 3 as mais recomendadas para o Windows. O Miktex é o mais fácil de fazer manutenção devido ao seu package manager bem imlementado que permite instalar/desinstalar pacotes usando interface gráfica. Ele vem com o conjunto de pacotes equivalentes do teTex e o Yap (DVI viewer) é apropriado para bom ambiente Tex/LaTex. Muito dos editores/shells famosos de windows para Tex/LaTex editor/shell tais como WinEdtTeXnicCenter (freeware), e TexShell (freeware - pouco desatualizado) vem com a configuração para MikTex o Tinn-R embora não seja um editor específico para Tex/Latex já apresenta configuração para o MikTex. Além disso, ele é atualizado com boa frequência e o "miktex update wizard" permite atualização sem complicações. Assim, o MikTex é o mais recomendado para maioria dos usuários.


Como instalar o MiKTeX?
Além do MiKTex estes programas também são necessários:

  1. GhostView 2.9 para visualizar e imprimir arquivos no formato Postscript.
  2. LaTeX Macros 1.08 para facilitar a digitação de comandos do LATEX.

Instalação

    • Instale o Ghostview. Para isto faça o download dos dois arquivos gs601w32 e gsv29w32 e grave-os numa pasta temporária. Depois, basta clicar duas vezes com o botão esquerdo do mouse no arquivo gs601w32 e depois em gsv29w32.
    • Instale o MikTEX. Para isto faça o download do arquivo basic-miktex.exe que pode ser encontrado no endereço http://www.miktex.org/setup.html e grave-o numa pasta temporária. Depois, basta clicar duas vezes com o botão esquerdo do mouse no arquivo basic-miktex.exe.
    • Instale o editor desejado, eu recomendo o Tinn-R.

      Após a instalação do MiKTeX o ideal é fazer a update dos seus pacotes:
    • Iniciar >> Todos os Programas >> Miktek >> Update (a princípio deixa o repositório sugerido)
    • Iniciar >> Todos os Programas >> Miktek >> Settings >> Refresh FNDB
    • Iniciar >> Todos os Programas >> Miktek >> Settings >> Update formats
O próximo post mostrará como fazer o primeiro arquivo em LaTeX usando o Tinn-R e o MiKTeK.

2 comentários:

Patricia disse...

Atualizações!!

BTW, a Derci morreu!!! Fiquei sabendo ontem.

Beijo

.Kel. disse...

Isso é atualização.. praver como tu não lê!!! Escrevi isso ontem!!!! É o segundo post de Latex!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...